Aplicativo gratuito aprimora relacionamento entre médico e paciente

AppsMobilidadeSmartphones

De forma ágil e organizada, o Medicinia permite ao médico resgatar a ficha clínica do paciente a qualquer momento, registrar o conteúdo trocado entre consultas e enviar lembretes.

O aplicativo (app) online e gratuito de saúde foi desenvolvido com o propósito de reinventar a relação entre médicos e pacientes, tornando-se uma plataforma de comunicação eficiente e segura.

“O sistema de saúde brasileiro como existe hoje é preparado para atender bem ao paciente presencialmente. No entanto, notamos que existe no mercado de saúde a falta de contato frequente entre médicos e pacientes”, afirma Daniel Branco, CEO e fundador do Medicinia.

Segundo ele, assim que o paciente deixa o consultório ou tem alta hospitalar, ocorre um intervalo de comunicação que só será retomado na próxima consulta. “Não existe aproximação e relacionamento entre pacientes e médicos e os dois lados acabam perdendo com isso”, diz, acrescentando que o app foi criado justo para mudar esse cenário.

“Desenvolvemos um app estruturado para otimizar e facilitar a rotina dos médicos de clínicas e consultórios com seus pacientes. A plataforma de comunicação foi criada com base em uma pesquisa realizada com mais de 50 profissionais para entender quais eram suas principais necessidades. E identificamos que contar com um canal de comunicação direto, eficiente e seguro com o paciente era uma grande oportunidade para esse profissional”, explica o CEO, que também é neurologista.

Como funciona?

Ao baixar o aplicativo gratuito, o médico recebe automaticamente o aplicativo de comunicação profissional com chat e mini-pep. O mini-pep é um local em que o médico e o paciente podem adicionar facilmente notas que resumem os principais pontos das interações feitas no aplicativo.

“Isso, sem dúvida, facilita e organiza o acompanhamento médico, além de enriquecer com mais informações as visitas ao consultório. É uma maneira de fidelizar o paciente e oferecer um atendimento médico diferenciado”, explica o executivo ao ressaltar que o aplicativo permite que os médicos apenas vejam seus pacientes de consultório e os pacientes somente enxerguem seus médicos. Dessa forma, o Medicinia não tem o objetivo de ser um ambiente para pacientes encontrarem médicos e vice-versa.

Por meio do aplicativo, é possível realizar de forma segura, já que as informações são criptografadas, a interação entre médico e paciente, enviar notificações automáticas, como confirmação de consultas e ainda estabelecer fluxos automáticos de atividades com os pacientes, como por exemplo, questionar se o medicamento indicado foi tomado, se o paciente realizou o exame e etc.

O Medicinia é multiplataforma e pode ser acessado em smartphones e tablets com sistemas Android ou iOS. Para baixar o aplicativo gratuitamente basta acessar App Store ou Google Play.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor