Big Data impulsiona oportunidades em inovação, comprova pesquisa

Base de DadosBig DataBusiness IntelligenceData StorageStorage

O estudo global foi realizado pela Teradata para identificar como estão as aplicações práticas de Big Data Analytics em seis indústrias. Foram abordados mais de 300 tomadores de decisão da área de TI com base em questionários da Forbes Insights.

A pesquisa Teradata-Forbes Insights dos maiores tomadores de decisões esclarece para que áreas e funções o big data está entregando valor e obtendo resultados mensuráveis. O Big Data, segundo o levantamento, está moldando o futuro e impulsionando oportunidades para a inovação em três áreas principais: criação de novos modelos de negócios (54%); descoberta de novas ofertas de produtos (52%); e monetização de dados a empresas externas (40%).

Fornecedora de soluções de big data, análise de dados e aplicações de marketing, a Teradata detectou no estudo o impacto das iniciativas de big data sobre as práticas e cultura organizacional, citando desafios e confirmando o valor adicionado aos negócios por meio de investimentos no conceito.

A maioria dos entrevistados relatou não apenas um investimento considerável em Big Data Analytics, mas um expressivo retorno sobre este investimento. Em todas as categorias de investimento, cerca de 90% das organizações relatam níveis médio e alto de investimento, e cerca de um terço considera seus investimentos “muito significativos”.

Além disso, cerca de dois terços dos entrevistados relatam que big data e iniciativas de análise de dados tiveram um impacto expressivo e mensurável sobre as receitas.

“As empresas não estão apenas comprometidas em investir em Big Data Analytics. A maioria vê um impacto real e mensurável como resultado desse investimento. Um em cada cinco participantes (21%) concordou que o Big Data Analytics é o único caminho para obtenção de vantagem competitiva, enquanto 38% citou isso como uma questão crucial”, diz Chris Twogood, vice-presidente de Produtos e Serviços de Marketing, da Teradata.

Twogood disse ainda que a implantação de Big Data Analytics por meio de um ecossistema analítico, incluindo um data warehouse – juntamente com as tecnologias de código aberto – proporciona a integração entre vários sistemas diferentes, o que aumenta ainda mais a vantagem competitiva.

Entre os seis setores pesquisados, os executivos enxergam um valor potencial diferente em big data. Participantes da área de Varejo consideram de grande valia e indicam que nessa indústria, big data e análise de dados são chave para a vantagem competitiva.

A pesquisa também revela que vários obstáculos ainda permanecem, especialmente no que diz respeito à cultura, estratégia e operações. Mais da metade dos entrevistados da pesquisa observou que a adoção de uma cultura orientada a dados é a maior barreira, sugerindo que a ideia desse tipo de abordagem não é universalmente aceita hoje.

Recompensar o uso de dados e fomentar a experimentação e criatividade por meio da análise dos dados também foram destacados como desafios culturais significativos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor