Carreira: USP abre inscrições para novos programas de pós-graduação

EmpregoGestãoSkills

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao mestrado, doutorado e doutorado direto do Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Estatística (PIPGEs). Cursos podem ser úteis aos profissionais que querem atuar com Big Data. Tanto o Brasil quanto o mercado global são carentes de cientistas de dados.

O programa de pós-graduação é fruto de uma parceria entre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

São oferecidas seis linhas de pesquisa: modelos de regressão, análise de sobrevivência, teoria da reposta ao item (TRI), probabilidade e processos estocásticos, séries temporais e métodos Bayesianos. A seleção será realizada em uma única etapa, na qual serão analisadas as formações acadêmicas e o currículo do candidato.

No caso do mestrado, também será considerado o desempenho do candidato no Curso de Verão em Teoria das Probabilidades. Já no doutorado, o tempo de titulação do mestrado do participante também será levado em conta.

Os editais com os detalhes dos processos seletivos e os procedimentos de inscrição estão disponíveis no site do ICMC.

Além do Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Estatística, o ICMC oferece pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional e pós-graduação em Matemática.

Há, ainda, dois mestrados profissionais. Um deles é em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), oferecido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).

O outro mestrado profissional é em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), oferecido em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Mais informações na Secretaria de Pós-Graduação do ICMC ou por e-mail.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor