Cloud, mobilidade e big data aceleram crescimento de empresas em até 53%

Big DataCloudData StorageMobilidade

Esse é o resultado do relatório Global Technology Adoption Index 2015 realizado pela Dell. O estudo apontou que as organizações que utilizam tecnologias inovadoras reconhecem avanços significativos em crescimento e eficiência dos negócios. Contudo, o custo, segundo o levantamento é a principal barreira para a tomada de decisão.

O estudo global da Dell, fornecedora de soluções de TI, está em sua segunda edição e tem por objetivo mapear o impacto no uso da tecnologia nos resultados de médias e grandes empresas de 11 países, incluindo o Brasil. Entre as principais descobertas, a pesquisa mostra que as organizações que investem ativamente em mobilidade, cloud computing (computação em nuvem) e big data estão experimentando taxas de crescimento de receita até 53% mais altas do que aquelas que não investem nessas tecnologias.

Conduzido pela TNS Research a pedido da Dell, o levantamento identifica também que, apesar de muitos decisores de TI identificarem a relação direta entre uso de tecnologia e aumento da receita, o custo é citado como a principal barreira para implementação ou expansão dos projetos que envolvam essas tendências tecnológicas.

“Esse estudo reforça a percepção de que a tecnologia representa hoje um fator decisivo para o sucesso das organizações, impactando diretamente nas receitas e ajudando-as a prosperarem e serem mais produtivas”, afirma João Bortone, diretor de Soluções Empresariais da Dell América Latina. “Ao demonstrar uma correlação direta entre uso de novas tecnologias e resultados dos negócios, esse levantamento pode ser um excelente aliado para os CIOs e decisores de TI em geral”, complementa.

Entre os três principais benefícios citados pelo uso das tecnologias estão, em Mobilidade, mais eficiência (39%), melhoria dos processos de negócio (21%) e redução de papel (21%). Em cloud computing: redução de custos (42%), realizar tarefas mais rápido (40%) e melhor alocação dos recursos de TI (38%). Em Big Data: endereçar melhor os esforços de Marketing (41%), otimização dos gastos com publicidade (37%) e otimização do Marketing nas redes sociais (37%).

Segurança

Ainda de acordo com o estudo, as companhias têm reconhecido a importância da segurança da informação e estão realizando investimentos mais estratégicos nessa área. Em média, 54% das empresas que responderam ao estudo apontam que usam seus atuais orçamentos de TI para implementar planos de segurança, em vez de apenas atuar reativamente contra as ameaças.

O levantamento mostra ainda que quanto maior a empresa, mais preocupação ela tem com a segurança da informação. Nesse sentido, o estudo revela que entre as organizações que gastam menos de US$ 10 mil ao ano com TI, cerca de uma em cada cinco não têm qualquer política ou regras de segurança da informação.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor