Executivos brasileiros querem investir mais em transformação digital até 2018

MobilidadeNegócios

A pesquisa da Freeform Dynamics em parceria com a CA Technologies, empresa global de soluções e gestão de TI, mostra ainda que 71% dos altos executivos brasileiros sinalizaram que dedicarão ao menos 20% do seu investimento voltado a TI em iniciativas de transformação digital.

De acordo com o levantamento, que abordou um total de 1,4 mil executivos de TI e negócios ao redor do globo, incluindo brasileiros, a porcentagem de executivos que fazem investimento similar hoje é pouco superior a 40%.

Para Laércio Albuquerque, presidente da CA Technologies para a América Latina, os dispositivos móveis fazem parte da vida do brasileiro e os empresários já perceberam que investir mais pode significar a sobrevivência na companhia do futuro. “Isso porque cada 1% a mais gasto por uma empresa com esse tipo de tecnologia se transforma, em dois anos, em crescimento de 7% no lucro da organização”, explica.

A pesquisa aponta que com esse maior investimento em iniciativas de transformação digital, a principal expectativa do empresário brasileiro é abrir novos mercados (44%).

“A tecnologia não só transforma negócios tradicionais, mas proporciona novos modelos de negócios. Os aplicativos trazem praticidade e reinventam a maneira de fazer coisas básicas, como pedir comida ou sair de casa, já que os brasileiros passam mais de 30 horas semanais conectados à internet”, destaca Albuquerque.

Outros desejos expressados pelos entrevistados foram ampliar produtividade (44%) e aumentar a satisfação de seu consumidor (43%). “Além disso, em um mercado tão novo quanto o Brasil, o investimento em soluções como aplicativos se torna uma diferenciação competitiva importante.”

O estudo aponta ainda que a transformação digital é vista por 60% dos executivos brasileiros como uma estratégia coordenada de negócios, impactando todas as áreas das empresas – número acima da média global de 55%. No entanto, apesar de impactar o negócio das empresas como um todo, a decisão pela adoção de iniciativas de transformação digital ainda está concentrada prioritariamente nas mãos dos CEOs (29%) e CIOs (37%).

Na média global, os setores que mais valorizam a transformação digital como um programa estratégico são as empresas de telecomunicações (66%) e de serviços financeiros (65%). Por outro lado, os segmentos menos aderentes à tendência são de bens de consumo (48%) e saúde (47%).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor