IBGE: volume de serviços cai 3,5% em agosto no País. TIC recua 0,5%

Negócios

Os Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) apresentaram variação negativa de 0,5% em volume, com destaque para Telecomunicações, que registrou queda de 1,4%. Em contrapartida, os Serviços de Tecnologia da Informação (TI) obtiveram crescimento de 2,6%.

Esta é a primeira vez que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os índices de volume, a desagregação da atividade de “Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)” em duas novas séries: “Telecomunicações” e “Serviços de Tecnologia da Informação”.

Na comparação com agosto de 2014, apenas o segmento de Serviços de informação e Comunicação – que integra os Serviços TIC – apresentou crescimento no volume de serviços (0,2%).

De acordo com pesquisa do IBGE, em agosto, o setor de serviços do País registrou variação negativa de 3,5% em volume, em relação ao mesmo período do ano anterior, contra queda de 4,2% de julho e recuo de 2,2% de junho, mantendo a sequência de resultados negativos registrados em 2015, à exceção de março, que registrou crescimento de 2,3%. A taxa acumulada no ano ficou em 2,6% negativos e em 12 meses, queda de 1,1%.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor