IBM abre inscrições para competição anual de mainframe no Brasil

Base de DadosCloudData StorageEmpregoGestãoHOMEServidoresSkillsStorageVirtualização

A IBM Brasil abriu inscrições para a 9ª edição do concurso anual Master the Mainframe. A competição tem o objetivo de compartilhar conhecimento e desenvolver habilidades de cada participante sobre a tecnologia Mainframe. O certame é gratuito e conta com quatro mil vagas para candidatos e os interessados podem se cadastrar até 18 de dezembro.

O vencedor da 9ª edição participará do concurso mundial Master the Mainframe Championship, em 2016, promovido pela IBM, nos EUA, desde que seja maior de idade. Esta será a 2ª edição do campeonato.

A primeira aconteceu em 2014 no aniversário de 50 anos do mainframe e teve a participação de dois brasileiros no evento, que ocorreu em Nova York. O intuito é reunir vencedores de todo o mundo do IBM Master the Mainframe para então definir e eleger o campeão mundial.

A competição da IBM é dividida em três partes: nível básico, intermediário e avançado, que podem ser finalizadas até o dia 31 de dezembro deste ano. A primeira visa apresentar o ambiente de mainframe e mostrar alguns comandos básicos ao usuário.

Esta etapa exigirá a realização de pequenas tarefas e desafios que irão exigir do participante conhecimentos básicos de TSO (Time Sharing Option) e ISPF (Interactive System Productivity Facility).

Com base no que foi aprendido na parte 1, na segunda etapa o estudante possuirá fluência suficiente para começar a fazer tarefas mais complexas. O objetivo é apresentar alguns aspectos mais práticos de sistemas de programação e desenvolvimento de aplicações no mainframe.

A última etapa é a mais desafiadora, pois permite que o estudante interaja de forma mais intensa com a plataforma e também possibilita uma experiência similar às questões que ocorrem no mundo real de TI.

Podem participar do concurso no Brasil estudantes do ensino médio, superior e de pós-graduação. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre a plataforma Mainframe. O cadastro do participante deve ser realizado pelo site do concurso.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor