Interconexão estará no centro das decisões dos CIOs até 2017

CloudEmpresasNegócios

A pesquisa A Empresa do Futuro, da Equinix, companhia global de data centers, foi realizada em 14 países e traçou as tendências para o futuro do mercado de Tecnologia da Informação. O estudo concluiu que até 2017, 84% dos líderes de TI vão adotar infraestrutura de interconexão.

Hoje, apenas 38% utilizam esse tipo de solução, de acordo com o levantamento. O estudo buscou traçar as tendências do mercado global de tecnologia e conversou com mais de mil profissionais de TI na Austrália, Brasil, Canadá, China, Dubai, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Holanda, Singapura, Suíça, Estados Unidos e Reino Unido.

O levantamento revela, ainda, que a prioridade de negócios número um para quase metade dos pesquisados é aumentar sua receita, e a interconexão está no centro das estratégias citadas como chave para alcançar este objetivo.

Entre as empresas, três em cada cinco acreditam que a interconexão de colaboradores, parceiros e clientes é “muito importante” para a capacidade de competição. Quase metade está, atualmente, buscando conexões diretas com plataformas em cloud, sendo que a maioria (aproximadamente quatro em cinco) vê isso como necessidade crucial para os próximos cinco anos. Além disso, entre as organizações que já possuem estratégias de interconexão, mais de um terço já colhe valor total de mais de US$ 10 milhões de ganhos em receita e economia de custos.

“As infraestruturas tradicionais de TI não estão equipadas para competir nessa nova era interconectada sem realizar mudanças. Com a Arquitetura de Interconexão da Equinix, nós ajudamos as empresas a iniciar uma abordagem transformadora para interconectar pessoas, locais, clouds e dados que são essenciais para a diferenciação e o crescimento de mercado”, afirma Tony Bishop, vice-presidente de Marketing de Verticais da Equinix.

Entre as estratégias que os líderes de TI têm usado para aumentar a receita, a principal, citada por cerca de 69% dos entrevistados, é implantar infraestruturas para apoiar ofertas de novos produtos. Outras táticas incluem: criar novos canais ou sistemas de engajamento entre a empresa e seus clientes, parceiros e colaboradores; implantar infraestruturas em novos locais e incorporar ou distribuir inteligência (analytics, dados, conteúdos) nos processos de negócios, localizações de regiões ou escritórios para obter grandes ideias para clientes e tomar decisões de negócios de forma mais rápida e precisa.

Outra estratégia de negócio citada em todo o mundo é a interconectividade multicloud. Segundo a pesquisa, 86% das empresas planejam interligar-se com diversas nuvens em vários locais nos próximos cinco anos. Ser capaz de se conectar diretamente e com segurança a provedores em cloud, evitando a internet pública, alivia a maior preocupação dos entrevistados: a segurança, relatada por 64% das pessoas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor