NEC, NetCracker e Telefónica constroem solução para serviço VPN

CloudEmpresasFirewallNegóciosRedesSegurançaSoftwareVirtualização

A NEC Corporation, a NetCracker Technology e a Telefónica Business Solutions concluíram com êxito uma Prova de Conceito (PoC), com base em Redes Definidas por Software (SDN) e em Virtualização de Funções de Rede (NFV), que permite à Telefónica acelerar a estratégia de automação das operações e fornecer uma rede WAN nova e ágil para o segmento de mercado empresarial.

Telefónica, que ganhou o prémio de “Operadora do Ano” na categoria de virtualização de redes, fez parceria com a NEC e a NetCracker nesse PoC, combinando o SDN e o NFV de forma a integrar serviços mais dinâmicos no seu portfólio mundial de serviços WAN para as empresas. Esse é um grande passo em relação a PoCs anteriores realizados apenas sobre elementos isolados da solução.

Nesse PoC, a NEC/NetCracker e a Telefónica construíram uma solução completa para um serviço de Rede Privada Virtual (VPN) sobre um CPE virtual. A solução inclui os módulos de Orquestração e Autogestão da NEC/NetCracker, integrados com a solução de infraestrutura virtual da Telefónica e várias funções de redes virtuais, tais como a de gateway de terminação SSL e a de firewall virtual.

A solução realizou com sucesso o provisionamento automático e a ativação de ambas as redes, virtual e tradicional, para a implementação de um serviço VPN virtualizado e a implementação de funções virtuais de rede na cloud.

A solução permitiu o provisionamento totalmente automático de um serviço VPN virtual, realizado pelos próprios clientes a partir de um portal de autogestão, bem como o provisionamento e a configuração totalmente automáticos de serviços de valor acrescentado. Possibilitou também aos clientes o acesso às configurações VNF, incluindo o provisionamento de novos utilizadores remotos de VPN numa gateway SSL, diretamente a partir de um portal de autogestão, estabelecendo e modificando as políticas do firewall e de filtragem de conteúdos web. Dessa forma, proporcionou aos funcionários remotos o acesso aos recursos da rede corporativa, bem como o acesso controlado a recursos empresariais a partir de uma rede pública de cloud.

“A crescente complexidade da rede WAN origina constrangimentos nos nossos KPIs relacionados com o tempo de comercialização”, afirma, em comunicado, Eduardo Guardincerri, diretor de Desenvolvimento e Planeamento dos Serviços da Telefónica Business Solutions. “Essa é sem dúvida a principal razão para o investimento em PoCs, de forma a responder a esse importante desafio.”

Frank DeTraglia, diretor de Gestão de Clientes na NetCracker, diz que “dada a crescente procura por soluções virtuais, estamos entusiasmados em trabalhar com a Telefónica para demonstrar as capacidades diferenciadoras das nossas soluções inovadoras de SDN e NFV”. Acrescentou ainda que estão “satisfeitos com os resultados deste PoC e ansiosos para expandir a relação com a Telefónica à medida que o mercado e a procura por tecnologias de virtualização crescem”.

A tecnologia irá ajudar a reduzir, de semanas para minutos, o tempo de entrega da Telefónica e a gerir em tempo real as solicitações dos clientes, uma vez que o serviço estará permanentemente disponível.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor