Unimed Presidente Prudente aprimora processos com Qlik

Base de DadosCloudData StorageVirtualização

A companhia percebeu a necessidade de definir indicadores e analisar os dados mais estratégicos para aperfeiçoar processos. A solução veio da empresa de visual analytics, com a tecnologia de data Discovery, o QlikView. Durante o primeiro ano de uso, o retorno foi de 11% sobre o faturamento anual de contratos de intercâmbio.

“Nossa cultura organizacional mudou completamente com o uso do software. Antes, dependíamos exclusivamente da TIC para acessar as informações e a sobrecarga gerava lentidão nos resultados. Hoje, temos todas as informações operacionais de cada departamento definidas e os gestores têm autonomia para acessá-las e explorá-las com muita facilidade”, avalia Fabio Luiz Baptista Vallone, consultor do Departamento de Gestão Estratégica da Unimed Presidente Prudente.

Ele acrescenta que com a análise foram descobertas inconsistências e então foi possível melhorar processos. “Tivemos retorno de 11% no faturamento que gira em torno de R$ 6 milhões mensais, equivalentes à economia no faturamento médio de processos do Intercâmbio”, completa.

Depois da implementação do software e treinamento dos usuários, a companhia avaliou cada dado para descobrir quais eram as informações essenciais para o negócio da Unimed. Com indicadores definidos e dashboards desenvolvidos, a empresa partiu para uma análise mais ampla das informações, a fim de traçar a melhor estratégia de negócio da companhia a partir de então.

Além de disponibilizar painéis visuais de fácil compreensão, o QlikView também está inserido na era da mobilidade. “As análises podem ser disponibilizadas a partir de qualquer dispositivo móvel, o que permite que os gestores da Unimed Presidente Prudente vejam as informações onde quer que estejam – seja em uma reunião externa ou em casa, por exemplo”, diz Eduardo Kfouri, VP América Latina da Qlik.

A organização criou ainda o departamento Qualidade e Processos, que tem por objetivo ampliar a eficiência operacional de toda a companhia. “Queremos expandir o projeto com a Qlik e já estamos


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor