Windows 10: um sistema operacional verdadeiramente mobile

LaptopsMobilidadeSistema OperacionalSmartphonesTablets

A Microsoft apresentou hoje um novo Surface Pro, a segunda geração da Microsoft Band, um laptop e três novos Lumia. O dia de hoje marcou uma nova etapa no caminho que o Windows 10 tem vindo a percorrer, tornando-se, definitivamente, um sistema operativo ubíquo.

Tendo inicialmente sido lançado apenas para PC e tablet, no dia 29 de julho, o Windows 10 ampliou hoje o seu raio de ação, chegando, finalmente, aos telemóveis. Hoje, em Nova Iorque, a Microsoft apresentou os novos Lumia 950, 950 XL e 550, os primeiros smartphones a estrear-se com o Win10, que se afirma como sistema operativo verdadeiramente mobile.

Lumia 950
Lumia 950

Os dois primeiros modelos, que se enquadram numa categoria mais premium da família Lumia, estão equipados com câmaras PureView de 20 megapixéis, um flash de triplo LED e com a capacidade para capturar vídeos em 4K.

O 950 tem um ecrã de 5,2 polegadas e um processador Qualcomm Snapdragon 808 de 1,8 GHz. Por seu lado, o 950 XL exibe um ecrã de 5,7 polegadas e é potenciado por um processador Qualcomm Snapdragon 810 de 2.0 GHz.

Lumia 950 XL
Lumia 950 XL

Os Lumia 950 e 950 XL chegam ao mercado em novembro, e custarão, respetivamente, 549 dólares, cerca de 485 euros, e 649 dólares, perto de 575 euros.

Já o Lumia 550, que a Microsoft diz ser a sua entrada de gama de smartphones 4G/LTE com Win10, tem uma câmara de 5 MP com capacidade para capturar vídeo em HD.

Este modelo chega a alguns mercados europeus em dezembro, sendo que, numa fase posterior, se estreará noutros países, e custará 139 dólares, o que equivale a pouco mais de 120 euros.

Lumia 550
Lumia 550

Outras das novidades apresentadas foi o Surface Book, um portátil com um ecrã PixelSense de 13,5 polegadas, processadores Intel Core i5 e Core i7 e uma autonomia energética de até 12 horas.

Contudo, o Surface Book será apenas disponibilizado na América do Norte (EUA e Canadá).

Surface Book
Surface Book

A Microsoft revelou também a quarta geração do seu tablet Surface Pro. Este dispositivo tem uma espessura de 8,4 mm e conta com um ecrã PixelSense de 12,3 polegadas. O tablet tem uma autonomia de até 9 horas.

As pré-vendas do Surface Pro 4 começam amanhã, dia 7 de outubro, começando os primeiros dispositivos a ser efetivamente vendidos no dia 26 do mesmo mês, no Canadá e nos EUA. A partir desse dia, os Surface chegarão, gradualmente a outros mercados. A Microsoft revelou que o preço do Surface Pro 4 para Portugal é de 1029 euros.

Surface Pro 4
Surface Pro 4

Indo ao encontro dos rumores, a empresa de Redmond lançou uma nova pulseira inteligente, a Microsoft Band 2. Com um ecrão curvo, a nova smartband permite responder diretamente a mensagens recebidas ou criar lembretes, através da assistente digital Cortana 8.

A Microsoft Band 2 pode ser já hoje encomendada, em alguns mercados, e começa a ser vendida no dia 30 de outubro, nos EUA.

microsoft band 2

Durante o evento, a tecnológica anunciou também a chegada do Windows 10 ao HoloLens.

Sendo um sistema operativo multidispositivo, a vertente dos videojogos não podia ter sido deixa à margem. A Xbox One da Microsoft receberá o novo sistema operativo em novembro, através de um update gratuito. A empresa diz que o Win10 vai levar a interatividade proporcionada pela Xbox One até ao próximo nível.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor