10 dicas para compras online seguras durante Black Friday

MobilidadeSegurança

Nesta sexta-feira (27) acontece a sexta edição da Black Friday Brasil, ação que reúne por 24 horas ofertas de produtos e serviços com descontos em lojas virtuais.

E como de costume, não dá para se preocupar apenas em encontrar as melhores ofertas no Black Friday. É preciso estar atento também à segurança.

E para ajudar a se prevenir dos riscos de fraudes e golpes virtuais, a Fortinet, empresa de gestão de segurança para redes, listou 10 dicas importantes para realizar as compras desta Black Friday com mais segurança:

1. Proteja seu PC, laptop, smartphone e / ou tablet com um software de segurança (existem versões gratuitas que ajudam na proteção dos seus dados).

2. Sempre use uma conexão segura de Internet ou rede Wi-Fi. A informação transmitida através de redes públicas pode ser decifrada por cibercriminosos.

3. Compre apenas em lugares conhecidos, com certificados e / ou selos de confiança em relação à segurança. Isso também pode ajudar a confirmar a legitimidade do site.

4. Certifique-se de que os endereços comecem com HTTPS e /ou que tenham o ícone de um cadeado fechado na barra de endereços do navegador.

5. Sempre utilize senhas fortes. É ideal que incluam letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Lembrando: nunca compartilhe suas senhas!

6. Revise cuidadosamente as políticas de privacidade da página e verifique se constam detalhes de contato ou de serviço de atendimento ao cliente.

7. Verifique se o site em que pretende realizar a compra emite recibos/faturas; verifique também se as informações estão corretas. Isso é muito importante caso ocorra algum problema.

8. Muito cuidado com e-mails fraudulentos! Se estiver em dúvida, jamais abra nenhum anexo, faça downloads ou clique em links para outras páginas.

9. Nesse caso, é aconselhável entrar em contato com a loja para confirmar a autenticidade da promoção enviada para o seu e-mail ou divulgada nas redes sociais.

10. Verifique constantemente a movimentação do seu cartão de crédito. Se houver qualquer suspeita, entre em contato com o banco imediatamente.