Aplicativo educacional registra quase 40 mil downloads

AppsMobilidade

É o aplicativo ABC Autismo, que auxilia muitas crianças e adolescentes autistas com dificuldade no processo de aprendizagem. A ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

O aplicativo, que está perto de alcançar a marca de 40 mil downloads, adota as premissas do programa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação (Teacch), criado em 1964, na Universidade da Carolina do Norte (EUA) por ser um programa mundialmente utilizado para auxiliar no processo de alfabetização de crianças com o transtorno de desenvolvimento.

A coordenadora do projeto que desenvolveu o aplicativo, Mônica Ximenes, explicou que a estrutura do ABC Autismo é baseada em quatro níveis de dificuldade, assim como o programa Teacch. “Os dois primeiros níveis são com habilidades concretas, mas como a gente não podia transpor essas atividades concretas para um aplicativo, a gente pegou atividades dos níveis três e quatro do Teacch e transformou em quatro níveis de complexidade no aplicativo.”

O aplicativo foi testado na Associação de Amigos Autistas de Alagoas e teve um bom resultado por causa da aceitação dos jovens. Mônica diz que a validação científica será feita com a tese de mestrado de um participante do projeto. “A ideia é verificar se a ferramenta proporciona uma aceleração do aprendizado de algumas habilidades.”

*Com informações da Agência Brasil


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor