Atos cria tecnologia para conectar casas inteligentes com dispositivos móveis

InovaçãoMobilidade

A empresa de serviços digitais anuncia a Wordline, joint venture Atos e addIT, para apoiar a produção de dispositivos inteligentes que vai habilitar os consumidores a controlarem eletrodomésticos de seus telefones ou tablets. Nomeação ocorreu pela Gorenje, fabricante de eletrodomésticos eslovena.

Segundo a Atos, o programa, chamado Conectividade Gorenje, permite que nas casas inteligentes os consumidores possam controlar os aparelhos de forma fácil e rápida, por meio de seus telefones celulares ou tablets. Além disso, recuperar informações úteis, como o consumo de energia para ajudar a reduzir as contas de eletricidade e as emissões de carbono.

Na fase inicial, distribuída em toda a União Europeia, os dispositivos estarão conectados ao forno e à geladeira. A Gorenje planeja estender o programa para cobrir todos os aparelhos da sua linha.

Em 2016, o aplicativo, que conecta consumidores ao sistema de escritório da Gorenje, estará disponível para smartphones e tablets em países de língua alemã, seguido por uma versão em inglês, que estará disponível em toda a Europa. A comunicação homem-máquina será realizada por meio da conexão padrão WLAN do servidor Cloud Casa Conectada.

“O programa compreende o set-up e operação da plataforma Casa Conectada, o que permite a troca de dados entre os aparelhos domésticos, os dispositivos móveis e os sistemas da Gorenje”, explica Dieter Jandl, gerente executivo da addIT.

De acordo com Johann Martin Schachner, country manager da Atos na Áustria, com a parceria, “começa uma nova era na indústria de serviços de TI”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor