Capgemini lança desafio global para universitários com prêmio de US$25 mil

Inovação

A provedora global de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização abre inscrições para a ‘Innovators Race’, competição global voltada à inovação. Criada para apresentar inovações usadas na prática e identificar novos talentos, a iniciativa utiliza o poder do pensamento criativo e o alcance das mídias sociais para solucionar desafios de negócio reais enfrentados por marcas globais da atualidade.

Equipes de universitários do Brasil, Estados Unidos, França, Holanda, Índia e Reino Unido poderão enviar suas ideias por meio de um vídeo de um minuto de duração, estilo ‘selfie’, que deverá ser carregado no site da Capgemini. Os três vídeos mais votados de cada país serão qualificados e passarão para a final, que acontecerá em novembro.

O campeão de cada país participará das eliminatórias internacionais, pela internet, em forma de web series, entre fevereiro e abril de 2016. As duas melhores equipes se enfrentarão na grande final, rumo ao primeiro prêmio: ver sua solução ser colocada em prática no estúdio Applied Innovation Exchange, da Capgemini, em São Francisco, além de receber um prêmio em dinheiro, no valor de US$ 25 mil. 

A Capgemini realizará a competição durante os próximos sete meses, com preliminares locais em seus estúdios, centros e laboratórios de inovação em todo o mundo. As seis marcas que apresentaram um desafio de negócio real foram: Barclays (no Reino Unido), Accor Hotéis (na França), Natura (no Brasil), Reliance Jio (na Índia), Openbaar Ministerie – serviço holandês de promotoria pública (pela Holanda) e Boys & Girls Clubs of America (Estados Unidos).

“Para a Natura, participar do Innovators Race é uma oportunidade de reconhecer talentos e propostas inovadoras, ampliando o valor dos negócios gerados em nossa rede. Acreditamos no poder de uma rede colaborativa e buscamos conectar pessoas usando a tecnologia, para promover o engajamento em ações que transformem positivamente a sociedade”, diz o vice-presidente de tecnologia digital, Agenor Leão.

Os alunos terão até 15 de novembro para enviar suas ideias sobre como solucionar o desafio de negócio, expondo seu projeto por meio de um vídeo ‘selfie’.   Em seguida, as três melhores equipes de cada país, conforme a maioria dos votos, deverão realizar uma apresentação presencial mais detalhada para um comitê de especialistas em um evento local. A equipe vencedora (selecionada com base na criatividade, viabilidade e sustentabilidade de sua solução) avançará na competição nas fases globais que ocorrerão em 2016.

“As incertezas do mercado atual se tornou óbvia e não é mais questionada. Enfrentamos agora novas exigências para que as empresas adotem e promovam o pensamento criativo e diverso, a inovação contínua e um ecossistema cada vez maior de parceiros de todos os portes.  No entanto, poucas conseguem fazê-lo, ainda mais com a velocidade e a escala necessárias, de forma segura e sustentável”, explica o diretor global de tecnologia da Capgemini, Lanny Cohen.

“O lançamento do conceito de inovação aplicada pela Capgemini e a sua liderança no mercado fornecem a base e a disciplina necessárias para que a empresa do futuro explore as incertezas e oportunidades, garantindo sua força e liderança. Prevemos uma disputa emocionante e desejamos sorte a todas as equipes!”, finaliza o executivo.

A “Innovators Race” será transmitida na Internet no site. Para apoiar a iniciativa, a Capgemini patrocinará uma produção de conteúdo original na CNN Internacional durante o ano de 2016. Chamada “2020 Visionaries”, a série de documentários terá mensagens inspiradoras sobre o mundo no futuro, com visionários tecnológicos interagindo com alguns dos alunos mais inspiradores da Innovators Race.

Em 2014, a Capgemini fez 39 mil novas contratações, 41% delas de universitários recém-formados. Para mais informações sobre a Innovators Race ou para participar da competição, acesse.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor