IBM Brasil implementa tecnologia inédita em seus data centers

Big DataBusiness IntelligenceCloudData CenterData StorageInovaçãoStorage

A IBM Brasil e a StoreID, com apoio do SENAI Cimatec, anunciam tecnologia inédita para gerenciamento automatizado e seguro de dados armazenados em fitas.

Chamada de “DNA Tape”, a solução será implementada em oito salas de data centers da IBM Brasil, localizadas em Hortolândia (SP) até o final deste ano. A iniciativa é resultado de pesquisas desenvolvidas ao longo de cinco anos, viabilizadas com recursos dos parceiros envolvidos e da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), totalizando US$ 3,5 milhões.

Desenvolvida pela StoreID, a plataforma DNA Tape é composta por software, hardware (scanner, portais e torres de detecção) e etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID), que são inseridas nas fitas de dados de servidores e storages. A solução permitirá a automatização de todos os processos de gestão de informações realizados nos oito datacenters da IBM Brasil em Hortolândia, onde a empresa mantém 150 mil fitas com dados de empresas clientes.

Os principais ganhos proporcionados pela tecnologia são em segurança, controle e agilidade. Com as etiquetas RFID é possível identificar rapidamente e de forma precisa e segura a localização de cada fita e seu conteúdo. A ferramenta também permite o monitoramento remoto do deslocamento dos tapes, a gestão remota dos inventários e a realização de tarefas online e em tempo real.

Por meio das torres de detecção instaladas nos acessos de cada sala de data center e com a implementação da etiqueta RFID nos tapes, um sinal sonoro e luminoso é disparado caso uma pessoa tente sair com uma fita sem a prévia autorização. Além disso, as etiquetas contam com uma cola especial para que as mesmas não sejam removidas. Esta solução proporciona maior controle de incidentes internos e externos.