Samsung inaugura Laboratório de Pesquisa Colaborativa na Unicamp

EmpresasInovaçãoNegócios

É o novo espaço de P&D da empresa, de cerca de 100 metros quadrados, no Parque Científico e Tecnológico da universidade. O objetivo da parceria é promover resultados científicos e técnicos que possam ser aplicados no curto e médio prazos entre as diferentes plataformas computacionais da Samsung.

“A Samsung escolheu trabalhar com a Unicamp devido à alta competência científica e a relevância acadêmica que a universidade possui no cenário nacional e internacional”, afirma o gerente de P&D da Samsung, Miguel Lizarraga.

Ele acrescenta que a sinergia dessa associação tem gerado ótimos resultados educacionais com o desenvolvimento tecnológico aplicado.

O Laboratório de Pesquisa Colaborativa é destinado principalmente aos alunos e professores do Instituto de Computação (IC) e Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), que integram os projetos ao lado dos pesquisadores da Samsung.

O foco das pesquisas está em tecnologias que possam ser embarcadas nos dispositivos móveis da Samsung, como smartphones e tablets, para aumentar a segurança e permitir que os aplicativos sejam executados de forma mais rápida e com menor consumo de bateria.

“Estamos tratando de alta tecnologia. Isso é motivo de orgulho para nós. Esse é mais um demonstrativo do impacto da Unicamp na geração de produtos com alto valor agregado. É a inovação gerando não só conhecimento técnico-científico, mas também desenvolvimento econômico”, comenta o diretor-executivo da Inova Unicamp, Milton Mori.

Nesses três anos de parceria Samsung-Unicamp, o resultado das pesquisas rendeu três depósitos de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), um depósito nos Estados Unidos e cerca de 20 publicações em congressos e revistas científicas, tanto nacionais como internacionais. Este programa é financiado pela Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda., no âmbito da Lei de Informática de número 8.248/91.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor