Serviços de TI cresceram 7,4%, diz IDC Brasil

Negócios
2 18 Sem Comentários

O levantamento da consultoria considerou o período entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015, comparado ao segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014.

De acordo com a IDC Brasil, os setores que mais se destacaram, mesmo com o cenário de incertezas na política e na economia, foram o de serviços e telecomunicações. A constatação faz parte do estudo IDC IT Services Tracker 2015 H1 realizado pela IDC Brasil.

Renato Rosa, analista sênior de Pesquisas da IDC Brasil, diz que os dados estão de acordo com a expectativa da consultoria. O analista afirma, porém, que o crescimento do mercado começou a desacelerar este ano. “O desempenho nos primeiros seis meses de 2015 foi considerado tímido”, destaca.

Isso porque, segundo ele, o mercado tem sentido os impactos gerados pelo baixo desempenho econômico atual, fazendo com que vários setores da indústria – principalmente os que não são dependentes da TI, como o de manufatura, por exemplo – diminuíssem os investimentos.

Mesmo com o cenário um pouco desfavorável, o analista sênior da IDC Brasil acredita que a TI ainda tem muito potencial para crescer. “Nossa expectativa é de que o mercado siga crescendo, porém, com menores taxas nos próximos semestres”. Segundo Rosa, parte dos investimentos em TI estão sendo migrados de serviços tradicionais para a 3ª plataforma, sendo que há uma aceleração do uso de cloud computing por conta de alguns dos seus benefícios como a agilidade na implementação e modelo flexível de pagamento. Sobre Big Data, o analista diz que “o mercado começa reconhecer e explorar a análise dos dados revertendo isso em melhores decisões para os negócios”.

consumo em massa de tecnologia. Analisa e prediz as tendências tecnológicas para que os profissionais, investidores e executivos possam tomar decisões de compra e negócios nestes setores. Mais de 1.000 analistas em 110 países proveem conhecimento local, regional e global dos mercados tecnológicos em hardware, software, serviços, telecomunicações, segmentos verticais e investimentos em TI. Nos últimos 50 anos, IDC tem fornecido informações estratégias aos seus clientes para ajudá-los a alcançar seus objetivos com êxito. Na América Latina, está presente com escritórios locais na Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, México, Peru e Venezuela.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor