TCU investe em tecnologias de áudio e vídeo para prestar contas à sociedade

EmpresasNegócios

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu modernizar os recursos de áudio e vídeo diante do avanço de tecnologias em HD e a massificação das redes sociais. O TCU percebeu a necessidade de aperfeiçoar a prestação de serviços com transparência, agilidade e qualidade para a sociedade e investiu na atualização tecnológica.

A empresa escolhida para o projeto foi a AD-Digital, contratada ao vencer pregão eletrônico, no fornecimento de equipamentos de última geração em áudio e vídeo ao TCU para o Plenário, Auditório, Sala de Conferências, Sala de Supervisão, Sala de Editores, Estúdio e um Sistema Móvel.

Hoje, o TCU opera com transmissões na rede interna para as sessões que ocorrem semanalmente. Além das transmissões ao vivo, os arquivos gravados ficam disponíveis a qualquer interessado, por meio do portal. Recentemente, na sessão de apreciação das contas do Governo da República do exercício 2014, o TCU registrou mais de 20 mil acessos simultâneos no streaming ao vivo, por meio do Youtube.

“Com o avanço e a popularização das redes sociais, o vídeo é um caminho sem volta nas comunicações. O vídeo é uma ferramenta importante para o controle social e tem função dupla: prestar contas para a sociedade sobre a atuação do TCU e ser um canal para recebimento de denúncias, sugestões e críticas dos cidadãos”, explica Thyago Coimbra, diretor de Engenharia do TCU.

De acordo com Daniela Souza, diretora-executiva e fundadora da AD-Digital, a empresa estudou detalhadamente os diversos ambientes e objetivos do TCU, buscando sempre que possível a padronização e soluções que minimizassem custos futuros de manutenção com sistemas contingentes.

O projeto envolve ainda infraestrutura completa de um estúdio de áudio, ambiente propício para a gravação do programa do Tribunal no noticiário radiofônico público “A Voz do Brasil”, além de um sistema móvel, conjunto de equipamentos de fácil montagem que é capaz de atender às necessidades audiovisuais de ambientes que não possuam instalação permanente.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor