Telebras e CPqD fecham acordo de inovação tecnológica em telecomunicações

GestãoInovaçãoMobilidadeNegóciosProjetos

O CPqD fechou na última semana um acordo de cooperação técnica com a Telebras, com o objetivo de promover a inovação tecnológica em diversas áreas relacionadas à infraestrutura de telecomunicações e de banda larga do país.

O acordo prevê, essencialmente, o desenvolvimento conjunto de estudos, projetos e pesquisas de bens, novas tecnologias, serviços e produtos em áreas de interesse comum — em especial, a pesquisa e desenvolvimento tecnológico de redes e suas aplicações avançadas, para a expansão das infraestruturas e capacidades de telecomunicações e ampliação dos respectivos serviços.

O acordo compreende as seguintes plataformas tecnológicas: segurança da informação e comunicação, computação avançada e cognitiva, suporte a operações e negócios, comunicações ópticas e sem fio, inteligência de localização, sensoriamento, soluções de Internet das Coisas (IoT), redes convergentes, eficiência energética e sistemas de administração pública. Também está incluída a capacitação e treinamento de recursos humanos e a prestação de serviços científicos e tecnológicos, entre outras atividades.

Além do acordo, há também oportunidades de desenvolvimento conjunto de outras iniciativas. Entre elas, destacam-se uma parceria comercial para a oferta da solução CPqD TEM, voltada para a gestão dos gastos em telecomunicações nas empresas; o apoio e participação no projeto de Cidades Inteligentes (com a plataforma M2M para cidades inteligentes); a realização de trabalhos conjuntos em virtualização de infraestrutura VSAT (comunicação via satélite) e, ainda, um projeto utilizando a tecnologia LTE/4G na faixa de 450 MHz, desenvolvida no CPqD e transferida para a Trópico.