Universidade do Estado do Amazonas anuncia unidade de telemedicina

CloudMobilidadeOperadorasRedes
1 0 Sem Comentários

Com a inovação, a instituição passará a fazer parte da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) – coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) –, que integra hospitais universitários e de ensino e faculdades de medicina com unidades operacionais pelo Brasil.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Rute alcançará 119 unidades em operação em todos os estados do Brasil, reforçando o objetivo de integrar e conectar todos os hospitais públicos universitários e de ensino, apoiar a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião (inclusive formativa) e educação permanente, e web conferência, entre hospitais universitários e universidades, por meio da RNP. Além disso, permitir a integração com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior.

A Rede está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica e especializada no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de tecnologias da informação (TI) para promover a teleassistência e a teleducação, a pesquisa colaborativa, a gestão, o monitoramento, o acompanhamento e a avaliação.

Além da nova unidade de telemedicina da Faculdade de Medicina, a UEA possui o Polo de Telemedicina da Amazônia (PTA), uma unidade da ESA, que surgiu da necessidade de oferecer conteúdo educacional, aprimoramento técnico-profissional e assistência médica provida por segunda opinião aos médicos que atuam em toda a Amazônia. O PTA também desenvolve ações de apoio e suporte, com teleducação e teleassistência, para os profissionais e a população amazonense.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor