Vendas globais de smartphones registram 353 milhões de unidades, diz Gartner

MobilidadeSmartphones
0 0 Sem Comentários

É o que mostra estudo do instituto de pesquisas global Gartner, que atesta ainda ser a demanda contínua por smartphones baratos em mercados emergentes a principal causa do crescimento das vendas desses produtos no terceiro trimestre de 2015.

As vendas globais para usuários finais totalizaram 353 milhões de unidades, um incremento de 15,5% em relação ao mesmo período de 2014.

“A disponibilidade de smartphones a um custo acessível em mercados emergentes revela que os consumidores estão trocando rapidamente seus ´telefones básicos´ por smartphones devido à pequena diferença de preço”, diz Anshul Gupta, diretor de Pesquisas do Gartner.

Segundo ele, as vendas desses aparelhos em mercados emergentes atingiram 259,7 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2015 – crescimento de 18,4%, comparado ao terceiro trimestre de 2014 –, enquanto as vendas em mercados desenvolvidos alcançaram um crescimento de 8,2% no mesmo período.

No terceiro trimestre de 2015, a Samsung atualizou seus principais aparelhos quatro meses após a renovação anterior para enfrentar a desaceleração da demanda por seus produtos top de linha, ainda competindo com os iPhones de tela grande da Apple, que continuou dominando o segmento premium do mercado de smartphones, com os modelos iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, na maior parte do período.

O lançamento mundial do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus, acompanhado do lançamento simultâneo na China, aumentou significativamente as vendas globais do trimestre. A Huawei continua com sua dinâmica de crescimento, impulsionada pelas vendas tanto no mercado doméstico quanto no mercado mundial, especialmente na Europa, onde as vendas foram estimuladas pela crescente visibilidade da marca.

No mercado de Sistemas Operacionais para Smartphones (SO), o iOS da Apple continuou registrando forte desempenho, e cresceu 21% acima da média do mercado. As vendas de Androids aumentaram 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado, devido aos fortes resultados mundiais da Samsung e da Huawei. A participação de mercado de smartphones com Windows caiu de 3% para 1,7% em relação ao ano anterior.

“Apesar do anúncio do Windows 10, o mercado de smartphones com Windows continuará representando uma pequena parcela do mercado global de SO, enquanto os consumidores continuam atraídos pelos sistemas concorrentes. Os smartphones da Microsoft se concentrarão principalmente em agregar valor aos usuários empresariais”, afirma Roberta Cozza, diretora de Pesquisas do Gartner.

As vendas mundiais de celulares para consumidores finais totalizaram cerca de 478 milhões de unidades durante o terceiro trimestre de 2015, um aumento de 3,7% comparado ao mesmo período de 2014. O crescimento contínuo em mercados emergentes ajudou a fortificar as vendas de marcas locais. Como resultado, a Micromax Informatics está entre os 10 melhores fornecedores globais de telefonia móvel em todo o mundo, enquanto marcas chinesas como ZTE, Huawei, Xiaomi, TCL Communication Technology, Oppo e BBK tornam-se cada vez mais agressivas nos mercados emergentes.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor