Fiat Chrysler inaugura Centro de P&D de R$ 140 milhões em Pernambuco

Inovação

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) elegeu o Brasil para instalar seu mais novo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva, que totalizará investimentos da ordem de R$ 140 milhões. Ele está instalado em Pernambuco, com a primeira das quatro unidades que integrarão esse complexo de inteligência automotiva na cidade do Recife (PE).

Trata-se do Centro de Software, dedicado exclusivamente à concepção e ao desenvolvimento de softwares automotivos para controle de motores e transmissões (powertrain).

Esta é a primeira unidade da FCA com foco no desenvolvimento de softwares na América Latina. “Esse Centro é um marco de localização de produção de inteligência automotiva no Brasil, criando novos sistemas e soluções para os automóveis produzidos pela Fiat Chrysler Automobiles em todo o mundo”, destaca Stefan Ketter, presidente da FCA para a América Latina.

Segundo ele, Pernambuco vai contribuir para o desenvolvimento do grupo na América Latina e, ao mesmo tempo, se torna um centro de classe mundial na área de engenharia automotiva e de mobilidade.

O Centro de Software desenvolverá programas que proporcionarão maior eficiência energética, redução do consumo de combustível e da emissão de gases, além de maior dirigibilidade, aprimorando o desempenho do conjunto motor-transmissão e melhorando a resposta aos comandos executados pelo motorista.

“Os veículos têm-se tornado intensivos na utilização de sistemas eletrônicos e digitais. Equipados com tecnologia de comando que controlam o fluxo de combustível, a taxa de transmissão, entre outros. Cada uma dessas funções é executada por softwares complexos, cujo desenvolvimento se torna um elemento chave no desenvolvimento dos produtos da indústria. Daí decorre a relevância do Centro de Software que estamos inaugurando. É o primeiro centro com essa especialização que instalamos na América Latina”, destaca Egon Daxbacher, gerente de Implantação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva da FCA em Pernambuco.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor