Pneubras aprimora processos e extração de dados com BI

Business IntelligenceData StorageEmpresasNegócios

A distribuidora de pneus com forte atuação na Região Nordeste, adotou a solução QlikView para aumentar a eficiência dos processos de carga, consolidar a extração de dados e facilitar o acesso entre 11 filiais. O projeto foi implementado pela Inteligência de Negócios (IN), Master Reseller da Qlik no Brasil, e totalizou investimento de R$ 60 mil.

Há cerca de dez anos no mercado, a Pneubras observou a forte tendência do Big Data como um aliado na conquista e na retenção de clientes. Com esta visão, a Pneubras pretende explorar de maneira mais assertiva as informações que são geradas pelo seu negócio diariamente.

“Nosso objetivo é, por meio da consolidação e do cruzamento de dados, criar ações que possam melhorar o nosso relacionamento com o nosso público. Encontramos na parceria com a IN exatamente o que esperávamos, ou seja, uma ferramenta simples, fácil e extremamente enriquecedora para o nosso negócio”, afirma Nelson Marques, diretor da Pneubras.

Inicialmente, a área comercial foi a única beneficiada pelo dashboard interativo do QlikView, composto por elementos para a tomada de decisões, referentes às estratégias de vendas. Com os benefícios, outros setores passaram a almejar a solução que foi estendida aos departamentos financeiro e de planejamento.

A organização passou a ter acesso remoto aos comparativos entre filiais, ações de vendedores e mapeamento dos períodos de aumento de compras. Atualmente, a companhia já consegue acessar mais de mil combinações de dados.

“Nossa prioridade era ter acesso fácil e rápido aos relatórios, o que não era possível anteriormente, e o QlikView possui um layout autoexplicativo. Outro desafio era agilizar a produção de reports estratégicos e conseguimos reduzir o tempo gasto em 80%. Temos a expectativa de aumentar nosso investimento em tecnologia para que seja possível alcançar resultados ainda melhores”, acrescenta.

Ainda de acordo com o executivo, a IN proporcionou consultoria personalizada aos profissionais da companhia para administrarem os dashboards. “A missão dos nossos consultores é orientar os clientes para que eles mesmos consigam gerar relatórios qualitativos e interativos no momento em que julgarem necessário”, afirma Roberto Guerra, diretor da Inteligência de Negócios.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor