Oi implementa anel de fibra óptica de 2.600 Km em Mato Grosso

OperadorasRedes
0 0 Sem Comentários

A última etapa está sendo concluída. São os 490 quilômetros finais de fibra óptica, entre as cidades de Alta Floresta e Juína, no norte de Mato Grosso. O objetivo da operadora Oi é melhorar a prestação dos serviços oferecidos aos clientes da região.

Nessa fase, 17 profissionais da Oi (entre supervisores, engenheiros e técnicos mergulhadores) acabam de instalar sob o leito do Rio Juruena – em trecho situado a 800 quilômetros de Cuiabá – 1,3 mil metros de fibra óptica subaquática para interligar essa rede que vai atender aos diversos municípios da Região Centro-Oeste do Estado.

A conclusão desse trecho completa um anel óptico bem amplo, com um total de 2.600 quilômetros, que deve estar operacional no primeiro trimestre do ano que vem, segundo a operadora. O anel óptico vai beneficiar direta e indiretamente 39 municípios que estão na rota da rede, alcançando, aproximadamente mais de 800 mil habitantes dessas cidades, cerca de 25 % da população do Mato Grosso.

Além da parte física de construção óptica, o projeto inclui a instalação de equipamentos Dense Wavelength Division Multiplexing – Multiplexação por comprimento de Onda de grande capacidade, que irá possibilitar a ampliação de internet banda larga em regiões que hoje são atendidas por sistemas rádio. Ao longo do ano de 2015, a companhia vem priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões.

O projeto de construção dessa fase complementar do anel óptico ligando Juína a Alta Floresta começou a ser desenvolvido no final do ano passado e recebeu uma dotação de investimento suplementar para 2015. Além dos investimentos anuais que a Oi faz no estado (de janeiro a setembro já somam R$ 55 milhões), a empresa está desenvolvendo esse projeto específico para melhorar o tráfego de telecomunicações por todo o estado, aumentando a proteção da rede nos casos de eventos recorrentes de danos causados por terceiros.

A rede óptica vai proporcionar grande avanço nos serviços de transmissão de dados e voz em todo o estado de Mato Grosso, como parte relevante das medidas preventivas e corretivas adotadas pela empresa para minimizar o impacto de interrupções temporárias no estado.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor