6 tendências para negócios digitais em 2016

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Com 2016 chegando, as previsões tecnológicas para o próximo ano entram na pauta dos empresários. Pensando nisso, a Progress, desenvolvedora de software e serviços digitais, listou seus insights sobre dados de modernização do marketing e estratégia digital para o próximo ano.

Segundo a empresa, enquanto 2015 trouxe avanços tecnológicos, 2016 será definido pela capacidade de alavancar as tecnologias e os esforços de desenvolvimento para conduzir a transformação dos negócios digitais com base em estratégias do “cliente em primeiro lugar”.

Confira as 6 principais tendências em negócios digitais para 2016 apontadas pela Progress:

Transformação Digital – Novas tecnologias alavancarão a transformação dos modelos de negócio visando engajar os clientes de forma efetiva e tornar as operações mais eficientes. Conduzidas pela necessidade de pensar em toda a jornada de engajamento do cliente, por todas as plataformas digitais (móveis, sites na internet e assim por diante) e na interação pessoal, as empresas concentrarão seus esforços em sua própria transformação digital em 2016. Elas expandirão os sistemas tradicionais ou sistemas de registro que abrigam ativos de dados centrais, entregando aplicativos que engajam clientes e funcionários de maneira mais eficaz e fornecem insight analítico.

Big Data – Variedades de sistemas especializados passam a ser adaptados para fins específicos, a fim de atender às necessidades dos desenvolvedores que constroem aplicativos de próxima geração. Bancos de dados como o Mongo ou o Cassandra serão essenciais quando se tratar de criar protótipos ou construir arranjos de software em larga escala e rapidamente. Padrões como a SQL, quando combinados com técnicas de padronização de dados, podem tornar o acesso a dados altamente heterogêneos. Por sua vez, motores de processamento, como o Apache Spark, facilitam a construção de algoritmos e, em última análise, de aplicações que alavancam a aprendizagem automática, a fim de oferecer experiências do usuário. A escolha de aplicações que alavancam a Big Data, a aprendizagem automática e requisitos afins é altamente decisivo para a definição da vantagem competitiva.

Aplicativos empresariais – As empresas precisam encontrar maneiras de engajar os clientes e os clientes em potencial de um modo mais digital. Modernizar aplicativos para atuar bem no espaço digital será uma obrigação. Os websites construídos por players sofisticados do mercado que percebem que tornar a empresa digital é um componente crucial para o sucesso no futuro proliferam; o website não é mais um simples outdoor para a empresa, mas sim um recurso interativo e dinâmico que abrange a próxima geração de desenvolvimento de aplicativos

Marketing digital – À medida que mais empresas adotarem a transformação digital em 2016, elas se voltarão para a tecnologia inteligente para os visitantes dos sites com os produtos e as mensagens mais relevantes para eles – precisamente no momento certo da jornada do cliente, e entre os dispositivos. Desta forma, os publicitários conseguirão assumir uma abordagem mais proativa, usando inteligência embutida, para recomendar as melhores ações seguintes para os públicos específicos.

América Latina – Desde 2014, a América Latina e o Caribe vêm experimentando um crescimento exponencial na demanda do uso de serviços em nuvem, o que levou a grandes avanços em muitos nichos de desenvolvimento de software, bem como no mercado de outsourcing de aplicações e serviços. Essa rápida adoção da computação em nuvem criou um ambiente muito favorável para o avanço da “terceira plataforma” na região CALA em 2016, o que irá incluir o uso de grandes dados, virtualização, aplicativos sociais e elementos de mobilidade. Esse panorama abrirá muitas novas oportunidades para as pequenas e grandes empresas, cobrindo toda a cadeia de produção de software, exigindo também a formação de novos profissionais em áreas como cientistas de dados e especialistas em usabilidade.

Interações – Em 2016, as organizações perceberão que não existe uma estratégia de web e móvel – somente uma estratégia digital centrada no cliente, independentemente do canal. As empresas se empenharão para fornecer a melhor experiência com base na combinação de indivíduos e onde eles estão na expectativa de vida de seu relacionamento com a organização, desde o novo cliente em potencial até o comprador de longo prazo. No próximo ano, a estratégia digital amadurecerá à medida que as empresas levarem a sério o agrupamento de todas as informações e metas de clientes e como atendê-los com uma única estratégia digital contínua. Os últimos cinco anos foram para levar o comércio, o marketing, as vendas e o suporte para o ambiente online. Os próximos cinco serão para reuni-los, e torná-la melhor, mais barata e mais rápida.


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