Sibelco integra colaboradores com ferramenta de pesquisa da IBM

CloudVirtualização
1 15 Sem Comentários

Avaliar desempenho, remuneração, sucessão, plano de carreira e de aprendizado sempre foi um desafio para muitas empresas, que enfrentam dificuldades no feedback aos funcionários de todo esse trabalho.

Com o objetivo de compartilhar com seus colaboradores o resultado dessa análise e permitir uma leitura de seu desempenho para o público externo, a Sibelco, multinacional do setor de mineração, adotou a solução de pesquisa “IBM Kenexa Engagement Survey”.

A ferramenta de pesquisa permitiu que a companhia pudesse criar um panorama de como os colaboradores enxergam a empresa e se envolvem nas atividades. Além disso, foi possível dar a cada gestor os resultados de suas equipes, permitindo a criação de planos de ações para mudanças.

A partir da pesquisa realizada com a solução da IBM, a empresa procurou articular claramente as metas organizacionais junto às suas equipes e garantir uma cultura atraente e sustentável.

“Todas as métricas serão mensuradas em 2016, quando faremos um comparativo com este ano. Em termos de devolutivas qualitativas, o plano é a criação e fortalecimento do ‘compromisso de confiança’ entre os funcionários e seu gerente imediato. Esse líder exerce influência direta sobre o nível de engajamento e de retenção organizacional”, explica Félix Crespo, diretor de Recursos Humanos da Sibelco para a América do Sul.

A intenção da companhia é correlacionar dados da pesquisa com a de satisfação do cliente e gerar uma discussão com os colaboradores sobre formas de melhorar os serviços e produtos para esse público.

“Precisamos pensar nisso como um ciclo contínuo e integrá-lo com tudo o que fazemos. Os resultados da pesquisa 2014 e 2016 serão uma métrica do quão bem nós conduzimos o envolvimento nos níveis da empresa e das equipes”, conclui Crespo. Para a companhia, o mais importante é que os gestores de todos os níveis e todos os funcionários estejam conscientes e engajados neste processo cíclico.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor