Tacira participará da gestão do projeto de cidade inteligente de Águas de São Pedro

InovaçãoProjetos

O projeto Cidade Digital, que transformou Águas de São Pedro na primeira cidade inteligente do país, iniciou nesta semana uma segunda etapa, com o ingresso de novos parceiros, como a empresa Tacira, especializada em “smart cities”.

As mudanças foram anunciadas em uma reunião realizada entre a Prefeitura local, por meio da Secretaria de Turismo, a Vivo/Telefônica e outras empresas parceiras.

Lançado em janeiro de 2014, o Cidade Digital criou 14 serviços inteligentes gratuitos nas áreas da educação, turismo, segurança e saúde. Alguns já foram implementados e outros estão em fase de reestruturação. Idealizadora do projeto, a Vivo/Telefônica continua como parceira, mas a gestão da iniciativa agora cabe à Prefeitura, que terá como principal suporte a plataforma de gestão da Tacira Technologies. A plataforma, além de gerar informações, repassa dados em tempo real à Prefeitura.

Além da plataforma, os serviços de saúde e iluminação inteligente serão fornecidos pela Tacira. Na Saúde, os serviços serão: o cadastro biométrico dos moradores, a implantação do agendamento de consultas pela web e a informatização do sistema usado pela Vigilância Sanitária.

Outras parcerias — A Huawei, fornecedora das câmeras de segurança, também permanecerá como parceira em 2016. A empresa é a responsável pela tecnologia e manutenção do sistema de imagens usado na segurança pública da cidade. Outra nova parceira do Cidade Digital é a empresa Inovatriz, que chega para aprimorar a comunicação entre os gestores do sistema e a população.

A ISPM continuará a atuar na área de educação com o monitoramento e suporte da infraestrutura através do NetVision, assim como a Fundação Telefônica, que promoverá ações de qualificação dos professores em 2016.

A Telefônica/Vivo continuará responsável pela conectividade do sistema, além da cobertura e manutenção da fibra óptica, e do sistema 4G para telefonia móvel.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor