4G: TIM é lider com maior cobertura do País

4GMobilidadeOperadorasRedes

A TIM alcançou 59% de toda a população urbana do Brasil com tecnologia móvel de quarta geração. A conquista tornou a operadora líder em população coberta pela tecnologia 4G no Brasil. A expansão beneficia mais de 100 milhões de habitantes de 411 cidades brasileiras. Em setembro deste ano, a companhia já tinha atingido a liderança em número total de cidades cobertas.

Em 2015, a operadora levou a tecnologia 4G a 366 novas cidades – cerca de 15 vezes mais do que no ano anterior. Belford Roxo (RJ), Varginha (MG), Canoas (RS), Porto Belo (SC) e Araraquara (SP) são exemplos de novos municípios que agora possuem a quarta geração do sinal da TIM disponível. Em São Paulo, estado com o maior número de cidades cobertas, a empresa passou a oferecer o sinal 4G em 149 municípios.

“Cumprimos nossa meta, que era mais do que dobrar a população coberta e saltar de 45 para mais de 400 cidades atendidas em apenas um ano. Esse crescimento se deve à estratégia da TIM de levar a melhor experiência no uso de dados para seus clientes suportado pelo plano de crescimento da rede de fibras ópticas, que hoje conecta mais de 65% das estações 4G (FTTS – Fiber To The Site]”, diz Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil.

Ele acrescenta que em 2016, a TIM vai acelerar o ritmo dessa expansão e alcançar mais de mil cidades com a rede 4G, além de manter investimentos em inovação para pavimentar o caminho do 5G no Brasil.

De acordo com o executivo, para atingir esse patamar, a TIM utilizou as vantagens do refarming, reaproveitamento, da faixa de 1800 MHz dedicada ao 2G para a oferta do 4G, que possui um alcance maior do que a frequência utilizada pelo mercado (2,6 GHz). Com a ampliação do número de cidades, a TIM está levando sua cobertura de quarta geração para outros municípios além dos estipulados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O Fiber-to-the-Site (FTTS), projeto da TIM que leva fibra óptica aos sites, também avançou significativamente para proporcionar mais velocidade de internet e estabilidade de rede, garantindo uma maior qualidade no serviço prestado aos clientes. Atualmente, 65% das antenas 4G já contam com fibra óptica.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor