Banco Fidis otimiza espaço e reduz custos com EMC Data Domain

EmpresasFinançasNegócios

Pertencente ao Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA Group), o Banco Fidis adotou o EMC DataDomain, família de soluções para backup, arquivamento e recuperação de desastres para modernizar o ambiente de TI e torná-lo mais seguro, como forma de atender melhor a seus clientes em todo o Brasil.

Por meio de um estudo de Disaster Recovery, foi identificado que um dos maiores desafios era garantir a integridade dos backups do Banco Fidis com o mínimo de Recovery Time Objective (RTO) em caso de perda de um de seus data centers. Os consultores notaram que a fita já começava a se mostrar ultrapassada ao trazer duplicações de dados e a constante ameaça da perda física de informação com crashes eletrônicos ou mesmo por falhas físicas.

Também era necessário reduzir custos de administração, além da otimização do espaço, diminuindo também despesas com armazenamento. O melhor caminho veio por meio de uma solução performática e escalável que, ao mesmo tempo fosse multiplataforma, exigindo assim um backup off-site com replicação otimizada dos dados entre os diferentes “sites” com gerenciamento centralizado.

A implantação alcançou os níveis de garantia de integridade e disponibilidade dos backups requeridos pelo Banco Fidis, que ganhou adicionalmente escalabilidade e facilidade de gerenciamento dos sistemas.

Foram instalados os EMC DataDomain, conectados via SAN (Storage Area Network) com software de replicação avançada de dados, implementando a tecnologia de “desduplicação”.

Vicente Frederico Gahyva Junior, analista de infraestrutura do Banco FIDIS, diz que o processo foi tranquilo.  “Estamos satisfeitos com o resultado. Conseguimos fazer réplicas online, tempo de backup menor e com maior segurança”, afirma.

Segundo Junior, o diferencial do EMC DataDomain está na tecnologia. “A tecnologia de “desduplicação” e réplica online foram as que mais pesaram em nossa escolha, independente do manuseio físico. A ação de réplica é configurada para operar na hora programada pela equipe”, completa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor