Aplicativo torna mais fácil aprender geometria

AppsMobilidade

O Geotouch funciona em smartphones e tablets e pode ser utilizado por estudantes desde os 13 anos até universitários. A ferramenta recebeu prêmio em congresso de informática na educação.

O aplicativo foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP). Ele tem por objetivo tornar o aprendizado da geometria mais atraente e menos complicado.

A tecnologia pode ser utilizada por estudantes de diversos níveis, desde jovens com idade entre 13 e 14 anos até os que já estão na universidade. Ele funciona em smartphones e tablets por meio de gestos simples, deslizando os dedos na tela do aparelho.

Ele foi desenvolvido pela pesquisadora Helena Macedo em sua dissertação de mestrado concluída em 2014 no ICMC, que teve bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). O projeto foi considerado a melhor dissertação de mestrado no 4º Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

“Nosso sistema propõe um novo modelo de interação com softwares de ensino de geometria e faz uma síntese das funcionalidades de outros já existentes, como o Sketchometry, o Geometry Pad e o Geogebra”, explica a pesquisadora.

“Usuários iniciantes podem demorar mais tempo para aprender os gestos, principalmente se não possuem conhecimentos de geometria. Mas o Geotouch disponibiliza um manual que permite o rápido aprendizado”, completou Helena Macedo. 

*Com informações do MCTI e CNPq


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor