CPqD recebe aval para realizar testes de conformidade com o IPv6

Mobilidade

Desde o dia 1º de janeiro, alguns testes de conformidade com o protocolo IPv6 – a nova versão do Protocolo Internet – passaram a ser obrigatórios para determinados equipamentos de telecomunicações que necessitam da homologação da Anatel para serem comercializados no Brasil.

E o CPqD, por intermédio do seu laboratório para tecnologias móveis, já recebeu o aval da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro para realizar esses testes em terminais destinados ao uso em serviços móveis, como celulares, tablets e rastreadores veiculares, por exemplo.

Os requisitos definidos pela Anatel para a certificação dos terminais móveis, em relação ao suporte ao IPv6, obedecem às normas do 3GPP (3rd Generation Partnership Project), organização responsável pela padronização de sistemas de comunicação móvel celular no mundo. E os testes servem para avaliar as funcionalidades e a adequação dos terminais a esse novo cenário dos serviços.

O Laboratório de Radiofrequência do CPqD foi montado com o objetivo de permitir a realização de testes simulando todas as condições de operação em campo dos equipamentos destinados a redes móveis – o que inclui a interoperabilidade entre produtos de fornecedores diferentes, de acordo com os padrões brasileiros e internacionais.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor