IBGE: serviços encolhem 6,3% em novembro e TIC recua 4,3%

EmpresasNegócios
0 0 Sem Comentários

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (14) os resultados da sua Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que apresenta mais um resultado negativo no ano de 2015. O volume de serviços prestados no mês de novembro no Brasil caiu 6,3%, contra -5,8% de outubro e -4,8% de setembro. Apenas o mês de março registrou índice no azul, de 2,3%, em uma sequência de quedas em volume ao longo do ano passado.

De acordo com o relatório do IBGE, a atividade Serviços de Informação e Comunicação que abriga as categorias Serviços de TIC [segmentado em Telecomunicações e Tecnologia da Informação] e Serviços Audiovisuais de Edição e Agências de Notícias –, contribuiu para o saldo negativo com recuo de 4,4% em volume. Desse total, Serviços de TIC apresentaram taxa negativa de 4,3% [com queda de 4,7 para telecom e de 2,9 para os serviços de Tecnologia da Informação].

Os serviços de informação e comunicação caíram 4,4% no volume em novembro, na comparação com igual mês do ano anterior, contra -3,2% em outubro e -0,6% em setembro. As variações acumuladas no ano e em 12 meses ficaram em 0,1%.

Os serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) mostraram queda de 4,3% no volume, com destaque para telecomunicações (-4,7%) e serviços de tecnologia da informação (-2,9%). Os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias, variaram -4,6% no volume, frente a igual mês do ano anterior.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor