Mandic Cloud Solutions adota tecnologia Intel para reduzir custos com energia

CloudData CenterEmpresasGestãoNegóciosServidores

A empresa de computação em nuvem Mandic Cloud Solutions selecionou a Intel para reduzir os altos custos com energia elétrica. A solução Intel Node Manager, um recurso disponível nos servidores baseados na família de processadores Intel Xeon, vai otimizar o uso de cada watt consumido pelo parque instalado na Mandic. O software Open Manager Power Center da Dell, gerencia o consumo de energia e temperatura dos servidores.

O novo ambiente permitiu à Mandic Cloud Solutions balancear o uso dos equipamentos, reduzindo o consumo de energia e ampliando a capacidade de uso de seus servidores. O resultado foi uma diminuição de 30% no consumo de energia elétrica e um aumento em até 40% da capacidade de ocupação nos racks de servidores da Mandic.

Acompanhando esta redução no consumo, também foi possível um maior controle e monitoramento das temperaturas dos servidores, diminuindo consideravelmente o risco de paradas inesperadas. Além disso, a tecnologia minimizou o impacto ambiental de sua operação.

“Aperfeiçoar a gestão do consumo de energia elétrica deixou de ser uma opção e se tornou uma das principais obrigações dos gestores. E isto vale para as companhias de todos os tamanhos”, explica Fábio Iunis de Paula, diretor da Área de Negócios da Intel.

Diego Morgado, gerente de operações da Mandic Cloud Solutions, diz que a solução foi além da superfície do problema. “O projeto trouxe visibilidade de algo que não era perceptível. Energia também exige gestão, que por sua vez traz aumento de eficiência”, completa.

“Conseguimos evitar a criação de zonas quentes e reduzir o consumo de ar condicionado”, afirma o Morgado. “Essa inteligência só é possível graças ao fornecimento de informações em tempo real. Se a equipe recebe o alerta de que um servidor está consumindo demais, o balanceamento de carga é feito na hora, estabilizando o ambiente.” Hoje, 100% do parque de data centers é monitorado de forma centralizada, permitindo identificar rapidamente quais máquinas estão consumindo mais energia do que deveriam e as causas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor