Samsung, Nike e Nestlé são marcas mais indicadas por brasileiros nas redes sociais

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A Samsung está no topo da preferência dos internautas brasileiros nas redes sociais. É a marca que eles são mais propensos a indicar para amigos ou parentes nas redes sociais, de acordo com pesquisa realizada pela SurveyMonkey, empresa global em plataforma de questionários e pesquisas online, em parceria com a social@Ogilvy, divisão global do Grupo Ogilvy.

O levantamento completo identificou o comportamento de 5.639 usuários de mídias sociais por meio da análise de dados coletados em 11 países, incluindo o Brasil. Tomando-se como base apenas o recorte Brasil, 500 internautas foram questionados.  O objetivo da pesquisa era entender as razões que levam as pessoas a serem engajadas ou não em promover ou denegrir uma marca nas redes sociais.

No Brasil, o resultado mostra que Nike, Nestlé, Sony e Apple aparecem, logo após a Samsung, como as marcas que os internautas estão mais propensos a indicar por meio das redes sociais. A primeira companhia brasileira nesta lista é a Natura, na 9ª colocação, atrás de empresas como Adidas, LG e Omo, sexta, sétima e oitava do ranking, respectivamente.

O estudo revela ainda características do brasileiro quanto ao engajamento em indicar marcas a amigos ou parentes nas redes sociais. Os “promotores”, aqueles que defendem e indicam um serviço ou produtos para seus contatos, são muito engajados em seguir ou curtir páginas das empresas. No Brasil, 78% afirmam fazê-lo. Para efeito de comparação, a média dos países pesquisados fica em 66%.

Por que seguem a marca?

Sobre as razões pelas quais as pessoas curtem ou seguem uma marca, a maioria dos brasileiros (77%) afirmou que fazem isso para ficarem por dentro de ofertas e novas informações de um produto ou serviço. Interagir diretamente com a empresa é a segunda opção dos internautas (58%); e, para 57% deles, é importante também dar “like” ou “follow” para fornecer feedback direto às companhias.

No grupo dos promotores, 86% já tentaram interagir com uma empresa por meio das redes sociais, seja comentando um post, mandando um Tweet ou escrevendo conteúdo em um mural. Perguntar algo sobre um produto ou serviço é a principal forma de interação com a marca, sendo que 81% deste grupo declaram fazê-lo.

Contudo, 72% fazem contato por meio das redes sociais para expressar satisfação com a marca. Só 35% o fazem para reclamar. E os internautas têm obtido sucesso com este comportamento, sendo que 87% deles relataram que as marcas já lhes deram algum retorno a partir de um comentário que fizeram.

A proporção de boas experiências compartilhadas nas redes sociais é maior do que as más. 89% afirmam já ter divido boas práticas das empresas com seus amigos, enquanto 72% já divulgaram situações negativas nesses canais.


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