Smartphones superam tablets nas compras online pela primeira vez, diz estudo

4GAppsE-commercee-MarketingEmpresasLaptopsMobilidadeNegóciosSmartphonesTablets

A Adyen, empresa global de tecnologia de pagamentos, acaba de divulgar seu novo Índice Trimestral de Pagamentos Móveis (MPI). Pela primeira vez na série do relatório, mais de um terço (34%) das transações online globais foram feitas em dispositivos móveis, em comparação a pouco mais de 30% no trimestre anterior. Os smartphones superaram os tablets na preferência dos consumidores.

O aumento foi estimulado principalmente por grandes métodos locais da Ásia, como a JCB, a UnionPay e a Alipay. Entre as empresas analisadas, a JCB foi a que registrou a maior fatia dos pagamentos efetuados em dispositivos móveis. Ela representou 54% das transações efetuadas na plataforma Adyen, 47% a mais que no último trimestre. Já a Alipay aumentou sua participação para 44% e a UnionPay para 31% (dos 23% anteriores).

Os smartphones foram identificados no levantamento – que rastreou, na base de clientes da Adyen, dados de pagamentos móveis de transações realizadas apenas em navegadores – como mais populares que tablets para compras online (e-commerce). Por certo período, segundo avaliação do estudo, os consumidores preferiram fazer compras em tablets mais do que em smartphones. Contudo, o Índice mostra pela primeira vez eles superaram os tablets como os dispositivos preferidos para compras.

A preferência foi de 17,5% por smartphones em relação a 16% para tablets. No último trimestre, a comparação foi de 14% e 17%, respectivamente. Isso representa 29% dos pagamentos de produtos ou serviços digitais feitos em celulares, em comparação a 7% em tablets; números bem consistentes com o último trimestre.

Os smartphones continuam aumentando sua participação no volume de pagamentos móveis, crescendo 2% em relação ao último trimestre e chegando a 68%, contra 32% dos pagamentos realizados em tablets. Essa tendência de crescimento da participação de smartphones se apresentou nos últimos dez trimestres seguidos.

O uso de smartphones superou o de tablets na Ásia, representando 29,5% dos pagamentos online em comparação a 4,5% em tablets. A Europa e os EUA mostraram tendência semelhante, mas menos pronunciada. Na Europa, 23% dos pagamentos online foram feitos em smartphones e 11% em tablets. Já nos EUA, este número foi de 23% e 8%, respectivamente.

“Os pagamentos móveis, tanto in-app quanto os realizados em navegadores web, estão impulsionando o crescimento do e-commerce e é fácil notar essa tendência quando se nota o rápido crescimento de transações em métodos de pagamentos móveis como JCB e Alipay”, diz o Chief Commercial Officer da Adyen, Roelant Prins.

Compras em iPad têm maior tíquete médio

Na pesquisa, realizada nos meses de setembro a dezembro de 2015, os smartphones superam os tablets no quesito popularidade entre regiões e verticais quando se trata de efetuar uma compra.

Contudo, um ponto positivo para os tablets é que, em tíquete médio, o iPad está na frente pela primeira vez, com US$ 107. Este dispositivo não apenas ganhou dos smartphones, mas também dos desktops e laptops, líderes tradicionais, com US$ 106. Logo atrás vêm tablets com sistema operacional Android, com US$ 86; iPhones, com US$ 83; e smartphones com Android, com tíquete médio de US$ 73.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor