São Paulo concentrou maior número de ataques cibernéticos em janeiro de 2016

CyberwarFirewallGestãoSegurançaVírus
0 5 Sem Comentários

O estado concentrou 25,9% das ameaças digitais contra smartphones Android no País no primeiro mês de 2016. Os usuários de smartphones Android que moram em São Paulo devem ficar atentos, alerta a empresa de segurança da informação PSafe, responsável pelo levantamento e bloqueio dos incidentes. De acordo com o Mapa de Ameaças Digitais desenvolvido pela companhia, São Paulo registrou uma em cada quatro ameaças de malwares identificadas em todo o Brasil em janeiro deste ano.

Foram anuladas em janeiro 972,4 mil pragas digitais, em todo estado de São Paulo, o equivalente a 25,9% do total de 3,7 milhões de ataques cibernéticos bloqueados no período em todo o Brasil.

Na lista dos estados mais visados pelos cibercriminosos em janeiro, também merece destaque a aparição de Goiás no Top 10 este mês, superando a marca de 102 mil malwares bloqueados.

“Os meses de novembro e dezembro tiveram picos altos de ataques, em razão especialmente de datas comerciais fortes como a Black Friday e o Natal. Em janeiro, por se tratar de um período de férias e viagens, o usuário de internet tende a passar menos horas conectado, o que resultou em uma queda nas atividades cibercriminosas”, explica Marco DeMello, CEO da PSafe.

De dezembro para janeiro, a diminuição dos ataques cibernéticos por meio de malwares bloqueados foi de 32,4%, baixando de 4,9 milhões para 3,7 milhões. Já na comparação com outubro – último mês em que não houve uma data de forte apelo comercial e com alto número de transações financeiras – a queda foi de 8% (4 milhões vs 3,7 milhões).

Os dados do Mapa de Ameaças Digitais do Brasil foram coletados a partir das tentativas de ataques barradas pelo aplicativo PSafe Total, assistente virtual de segurança e performance para smartphones com sistema operacional Android que possui mais de 75 milhões de downloads e 23 milhões de usuários ativos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor