Com foco em dados, Telefônica Brasil consolida liderança nos segmentos de alto valor

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A Telefônica Brasil divulgou hoje para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o balanço financeiro relativo ao quarto trimestre e do ano de 2015. No período, a empresa atingiu 96,8 milhões de acessos, dos quais 73,3 milhões no negócio móvel. Na operação fixa, que compreende voz, banda larga e TV por assinatura, o número de acessos chegou a 23,6 milhões.

No negócio móvel, o destaque ficou para o segmento pós-pago, que cresceu continuamente durante o ano, registrando incremento de 9,6% em relação ao ano anterior. Com isso, a empresa elevou o mix de clientes pós-pagos para 42,4%, um aumento de 6,9 p.p. no comparativo anual.

Ainda no segmento pós-pago, a Telefônica Brasil conquistou 69% das adições líquidas do trimestre, atingindo market share de 42,4%, reflexo do diferencial de qualidade oferecida pela empresa. Na tecnologia 4G, que imprime maior velocidade ao tráfego de dados, a companhia também lidera o mercado, com participação de 37,6% em dezembro. A cobertura foi expandida e atualmente está em 183 cidades, onde vivem mais de 80 milhões de pessoas.

Esse desempenho influiu positivamente na receita líquida do negócio móvel, que apresentou no 4º. trimestre incremento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 4,8% no ano. Um dos principais fatores impulsionadores foi o crescimento recorde da receita de dados e SVAs, com o maior volume registrado nos últimos quatro anos, e que resultou em aumento anual de 36,3%.

A receita de dados e SVAs já representa a maioria (51%) da receita de serviços móvel da companhia e deve continuar a ser o motor de crescimento de receitas. Esta evolução se explica pelo sucesso nas vendas de pacotes e planos de dados e no crescimento da penetração de smartphones na base de clientes.

A adoção de uma estratégia realista na base de clientes pré-pagos com foco em valor levou a maior desconexão de clientes inativos, sempre dentro dos critérios estabelecidos pela Anatel, resultando em redução anual de 18,2% do parque pré-pago em 2015.

No mercado de M2M (Máquina a Máquina), a base de acessos manteve expressivo crescimento atingindo a marca de 4,2 milhões de clientes em dezembro, um aumento de 20,8%, quando comparado ao ano anterior.

Receita no negócio fixo – A receita líquida do negócio fixo apresentou crescimento anual de 3,5% no 4º trimestre de 2015, devido principalmente à evolução das receitas de TV por assinatura (+22,6%) e de banda larga (+11,7%). Dados corporativos e TI também contribuíram com o desempenho, com aumento anual de 1,6% na receita. Trata-se de um segmento que vem sendo beneficiado pela combinação de capacidades da Vivo com a GVT.

Os acessos em banda larga fixa totalizaram 7,1 milhões clientes em dezembro, assinalando crescimento de 3,6% em relação ao mesmo mês de 2014. A base de clientes com acessos via fibra ótica já atinge aproximadamente 3,8 milhões, dos quais 587 mil são na tecnologia FTTH. O número de clientes em fibra já representa 53,1% do total de acessos de banda larga, com evolução de 14% quando comparada à base do último trimestre do ano passado.

No segmento de TV por assinatura, os acessos registraram incremento de 9,7% na comparação anual, chegando a 1,8 milhão de assinantes em dezembro, com 158 mil adições líquidas no ano. A participação de mercado chegou a 9,4% em dezembro, registrando crescimento anual de 1 p.p.


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