Dell inova em portfólio HPC

EmpresasInovaçãoNegócios

A Dell tem revelado grandes avanços ao seu portfólio de high performance computing (HPC). Estes avanços incluem novos sistemas inovadores desenhados para simplificar a adoção generalizada de HPC e análises de dados na pesquisa, fabrico e na genómica. A empresa revelou ainda expansões ao seu HPC Innovation Lab e deu a conhecer as tecnologias de próxima geração, incluindo a Intel Omni-Path Fabric.

A Dell anunciou o novo portfólio de HPC System, uma família de soluções de HPC e de analítica de dados que, segundo a empresa, combina a flexibilidade dos sistemas personalizados com a simplicidade, fiabilidade e valor de sistemas pré-configurados e que inclui:

  • Design e configuração simplificados, e possibilidade de encomenda numa questão de horas ao invés de semanas;
  • Design específico para domínios concebido e configurado pelos engenheiros Dell e especialistas de domínios para ciências específicas, fluxos de trabalho relacionados com engenharia e analítica, usando building blocks baseados em standards da industria flexíveis;
  • Sistemas totalmente testados e validados pela Dell e pelos seus engenheiros, com suporte para single point of hardware e um alargado conjunto de opções adicionais de serviços.

A empresa revelou ainda novos investimentos em funcionalidades, programas e tecnologias concebidas para definir o caminho necessário para fazer avançar a inovação do desktop para petaflops com sistemas preparados para o futuro.

A Dell anunciou uma nova expansão de seu Dell HPC Innovation Lab em cooperação com a Intel, especificamente para o suporte da Intel Scalable System Framework. Esta expansão, com custo de vários milhões de dólares, nas instalações de Austin (Texas) inclui competências adicionais em domínios, infraestruturas e tecnólogos. O laboratório foi desenhado para desbloquear as capacidades e comercializar os benefícios do processamento avançado das tecnologias de rede e de armazenamento, assim como para facilitar padrões abertos na indústria. Para além de se tornar no primeiro fabricante de equipamento (OEM) a juntar-se ao programa Intel Fabric Builders, a Dell está trabalhando juntamente com a Intel para apoiar a sua Intel Scalable System Framework, que inclui tecnologia Intel Omni-Path Fabric, processadores Intel Xeon de próxima geração, a família de processadores Intel Xeon Phi e a Intel Enterprise Edition for Lustre.

Em parceria com a Mellanox, a Dell anunciou também investimentos adicionais no HPC Innovation Lab da Dell de forma a facultarem um supercomputador end-to-end InfiniBand EDR 100Gb/s. Este sistema foi desenhado para dar a conhecer uma escalabilidade extrema, aproveitando as capacidades de offloading e os motores de aceleração avançados dos interconectores da Mellanox, assim como para disponibilizar benchmarkings específicos para aplicações, e caracterizações para clientes e parceiros.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor