Ford ingressa em parceria público-privada nos EUA para mobilidade urbana

EmpresasFinançasInovaçãoMobilidadeNegóciosSistema Operacional

A montadora avança a passos largos em mobilidade urbana, como já vem anunciando mais fortemente nos últimos dois anos. Ela faz parte da primeira parceria público-privada voltada à mobilidade urbana dos Estados Unidos, um projeto-piloto em Kansas City que vai oferecer uma nova opção de transporte na cidade com o uso de tecnologia móvel e vans.

O programa, chamado Ride KC: Bridj (referência à carona, em inglês), começa a funcionar em março, unindo a montadora à empresa de tecnologia urbana Bridj e à autoridade municipal de trânsito.

De acordo com a Ford, o usuário poderá acessar o aplicativo do serviço por smartphone, informando para onde quer ir e em qual horário para ver as opções disponíveis e o preço da passagem. Poderá também rastrear a localização das vans Ford Transit em tempo real. O embarque será feito em locais predeterminados, como pontos de ônibus e de compartilhamento de bicicletas, que favorecem as conexões.

O interessante é que a plataforma Bridj combina bilhões de dados para determinar onde os passageiros querem ir e como levá-los para lá do modo mais eficiente. O objetivo, diz a montadora, é oferecer uma opção prática, confortável e acessível de transporte, usando a tecnologia.

A Ford foi escolhida como a única fornecedora de veículos do programa por causa do seu comprometimento com a mobilidade urbana, por meio do plano Ford Smart Mobility, que conta com ações em todo o mundo.

“Nosso objetivo é tornar a vida das pessoas melhor, mudando a maneira como o mundo se move”, diz Erica Klampfl, gerente global de soluções de mobilidade, de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. “O plano Ford Smart Mobility é o pilar do nosso compromisso com a inovação, com foco no desenvolvimento de serviços de mobilidade mais inteligentes, conectados e voltados para serviços.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor