IBM lança marketplace de nuvem e analítica para programadores

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A IBM anunciou a abertura de um marketplace para programadores no âmbito da expansão do IBM Cloud Data Services, “uma loja que nunca fecha”, segundo descreveu o executivo Derek Schoettle.

O IBM Analytics Exchange é um marketplace com um catálogo de 150 datasets públicos que podem ser usados para análise ou integrados em aplicações. “A troca irá fornecer a cientistas de dados, programadores e outros consumidores de dados um leque de datasets prontos a utilizar incluindo dados governamentais, econômicos e ambientais”, explicou Derek Schoettle no blogue corporativo da IBM para a analítica e big data.

Este lançamento faz parte de um portfólio de novas ferramentas com o intuito de “endereçar não apenas os desafios das empresas modernas, mas também a nova geração de gestores de dados que estão a levá-las para a frente”, acrescentou Schoettle. São ferramentas baseadas em open-source.

Há o IBM Graph, que tira partido do Apache TinkerPop e irá permitir aos usuários “descobrirem padrões anteriormente escondidos em grandes bases de dados.” Por exemplo, um varejista online pode descobrir as conexões entre os dados para oferecer sugestões de compras mais atrativas e até improváveis ao consumidor, em tempo real .

Outra ferramenta é a IBM Compose Enterprise, que vem introduzir uma nova forma de acesso a bases de dados open-source para as empresas. É fornecida como DBaaS (Database as a Service) e vai criar um único ponto de entrada para sete bases de dados, incluindo MongoDB e PostgreSQL.

Há ainda a Predictive Analytics, um serviço que permite aos programadores construírem modelos de machine learning em aplicações a partir de várias fontes, para ajudar a fazer previsões em casos específicos – sem a ajuda de um cientista de dados. Baseia-se na plataforma da IBM SPSS.

Schoettler referiu também que será disponibilizados novos datasets provenientes da recente aquisição dos negócios de produto e tecnologia da The Weather Company. “Estes dados únicos e proprietários serão personalizados para indústrias específicas, permitindo aos clientes um verdadeiro conhecimento de negócio a partir das décadas de dados que acumulámos.” O que é que a meteorologia tem que ver com IBM? Um destes pacotes de dados pode ajudar uma seguradora a alertar um cliente antes de tempestades devastadoras ou uma companhia elétrica a prever picos de utilização conforme o estado da meteorologia.


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