Mercado de vestíveis cresce 18,4% em 2016 dominado por relógios inteligentes

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Este ano, os consumidores vão comprar 274,6 milhões de vestíveis em todo o mundo, um crescimento de 18,4% em relação a 2015. Os relógios inteligentes serão os aparelhos mais populares, diz o Gartner.

De acordo com o novo relatório do consultor, “Forecast: Wearable Electronic Devices Worldwide 2016”, este mercado irá gerar um volume de negócios de 28,6 bilhões de dólares, dos quais 11,4 bilhões serão provenientes da venda de relógios inteligentes.

É aqui que reside o maior impulso. Serão comprados 50,40 milhões de smartwatches este ano, um salto de 66% em relação a 2015, e o Gartner aponta para 66,71 milhões em 2017, o que representa um crescimento de 32%.

“Entre 2015 e 2017, a adesão aos relógios inteligentes vai crescer 48% em grande parte devido à popularização dos vestíveis como uma tendência lifestyle provocada pela Apple“, diz a analista Angela McIntyre, diretora de pesquisa na consultora. “Os relógios inteligentes têm o maior potencial de receitas entre todos os vestíveis até 2019, atingindo 17,4 bilhões de dólares.”

Ainda assim, a analista sublinha que a adesão aos smartwatches vai manter-se “muito abaixo das vendas de smartphones“, que deverão chegar aos 374 milhões nos mercados maduros e em áreas urbanas de mercados emergentes, como Hong Kong e Singapura.

Realidade virtual também nas empresas

Os aparelhos que se usam na cara, ‘head-mounted displays’ ou HMD, estarão em destaque em 2016. O Gartner prevê que dispositivos de realidade virtual e hologramas como Oculus Rift, HTC Vive, PlayStation VR e HoloLens originem vendas de 1,43 milhões de unidades, o que significa um crescimento de 921% – mas não é difícil crescer a partir de quase nada.

“Os produtores de filmes e ligas esportivas vão aumentar seus conteúdos tradicionais através de HMDs para melhorar as experiências de seus clientes ao criar atrações interativas, filmes e eventos esportivos que tornam o conteúdo mais pessoal e significante”, explica o analista Brian Blau.

Mais interessante ainda, o Gartner nota que o uso de HMDs nas empresas vai crescer nos próximos anos, com 26% destes aparelhos “desenhados para o uso empresarial em 2018.” As empresas vão adquirir HMDs para que os colaboradores desempenhem tarefas como reparação de equipamentos, inspeções e manutenção, diz o relatório. “Os trabalhadores também vão usar HMDs para visualizar instruções e guias mantendo as mãos livres enquanto realizam uma tarefa.”

O poder do fitness

Esta continuará a ser uma das áreas mais populares, com vestíveis que vão desde pulseiras a fitas para o peito, relógios esportivos e outros aparelhos de monitorização. Os relógios esportivos serão os mais rentáveis, com preços que se vão manter nos próximos anos, enquanto as pulseiras de fitness tentarão competir com estes.

O Gartner prevê vendas de 34,97 milhões de pulseiras de fitness, 23,98 milhões de relógios esportivos, 13,02 milhões de fitas que se usam no peito e 21,11 milhões de outros monitores de exercício físico.


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