Microsoft e Google dominam e-mail empresarial na nuvem

CloudVirtualização

A Microsoft lidera a adesão das grandes empresas para o e-mail baseado na nuvem, enquanto a Google é preferida pelas empresas mais pequenas. São dados de um novo estudo da Gartner sobre a transição para o email na cloud.

A consultora sublinha que este ainda é um mercado muito incipiente: apenas 13% das organizações cotadas globalmente usa serviços de e-mail na nuvem fornecido por uma das duas grandes provedoras, Microsoft e Google. O estudo da Gartner abrange 40 mil empresas cotadas em todo mundo.

Tal como os resultados trimestrais da Microsoft mostram, a tecnológica de Redmond domina nesta fase embrionária: 8,5% das empresas cotadas usam o serviço de e-mail do Office 365, enquanto a Google serve 4,7% das organizações com o Apps for Work. Os restantes 87% das empresas ainda têm servidores de e-mail localizados em suas instalações, sistemas híbridos ou serviços de cloud privada gerenciados por fornecedores de nicho.

“Embora ainda estejamos no início da adesão de e-mail na nuvem, tanto a Microsoft como a Google alcançaram uma tração significativa entre empresas de diferentes tamanhos, indústrias e geografias”, comenta o analista Nikos Drakos, vice presidente de pesquisa da Gartner. “As empresas que estão considerando o e-mail na nuvem devem questionar a assunção de que o e-mail na nuvem pública não é apropriado para sua região, tamanho ou indústria”, sublinha. “Nossa pesquisa sugere que muitas organizações diversificadas já estão usanso e-mail na nuvem, e o número está crescendo rapidamente.”

Grandes empresas preferem Microsoft

Um indicador interessante é o tipo de setores que as duas principais provedoras estão conquistando. A consultora explicita que a Microsoft tem vantagem na maioria das indústrias, mas em particular naquelas que têm forte regulação – como as utilities, energia e aeroespacial. Já a Google está conseguindo adiantar-se em segmentos com menos concorrência e regulação, tais como a publicação de software, varejo, publicidade, mídia, educação, produtos de consumo, alimentação e bebidas e viagens.

“Entre as cotadas que usam e-mail baseado na nuvem, a Microsoft é mais popular nas grandes empresas e tem mais de 80% de quota nas organizações que usam este e-mail e faturam acima de 10 bilhões”, diz o analista Jeffrey Mann. “A popularidade da Google é maior entre as empresas mais pequenas, aproximando-se de 50% de quota das empresas com receitas abaixo dos 50 milhões.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor