Nokia apresenta tecnologia LTE usada em drones

4GInovaçãoMobilidade

A Nokia divulga seu conceito de Gestão de Tráfego (UTM) de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) para operações seguras por meio de LTE. A tecnologia foi apresentada no evento UAE Drones for Good Award, realizado em Dubai no início deste mês (fevereiro). De acordo com a empresa, uma rede LTE é base segura para os operadores de rede, governo e autoridades de segurança pública monitorarem e controlarem os drones.

Segundo a empresa, diversos setores da indústria, incluindo serviços de saúde, logística, agricultura, notícias e entretenimento estão adotando os benefícios dos drones, porém o gerenciamento cuidadoso da expansão dos VANTs é um desafio para os governos e autoridades de aviação. A tecnologia da Nokia proporciona monitoramento e controle centralizado dos VANTs por meio de uma rede LTE existente do operador ou uma rede LTE dedicada controlada pelo governo ou departamento de segurança pública.

Para Joachim Wuilmet, diretor de Marketing e Comunicação com os Clientes, Oriente Médio e África da Nokia, o LTE permite serviços inovadores de banda-larga para a indústria de Telecom e outras. “O conceito UTM da Nokia para operadores e autoridades poderá permitir uma operação segura dos drones como parte do desenvolvimento das cidades inteligentes nos Emirados Árabes e em todo o mundo. Inovações como essa da Nokia estão em linha com nossa visão de expandir as possibilidades humanas da tecnologia em um mundo conectado”, diz.

Amer Abdulraoof, coordenador geral do UAE Drones For Good Award, acrescenta que o UAE Drones for Good Award tem como objetivo destacar os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de drones e seus diversos usos em diferentes setores, incluindo serviços de emergência e logísticos. “Acreditamos que a tecnologia da Nokia permitirá desbloquear as inúmeras possibilidades da tecnologia de drones, garantindo uma operação segura dos drones nos diferentes setores da indústria”, finaliza.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor