Tecnologia ajuda data centers nos EUA a poupar 5,3 bilhões de litros de água

Base de DadosBig DataCloudData CenterData StorageGestãoStorage

A Emerson Network Power, braço da Emerson, fornecedora global de infraestrutura de TIC, anuncia que ao adotar nova tecnologia de resfriamento em seus diversos data centers localizados na América do Norte poupou 5,3 bilhões de litros de água nos últimos 36 meses.

Trata-se de um sistema economizador por gás refrigerante bombeado Liebert DSE, que possibilita um grande ganho aos data centers comparado aos tradicionais sistemas de resfriamento de data centers por água gelada. Com a tecnologia da Emerson Network Power, será possível economizar mais de 3,7 bilhões de litros de água em 2016.

Foi um trabalho conjunto entre a Emerson e a Digital Realty, integradora de soluções para data centers. As empresas trabalharam juntas para pesquisar a economia de energia e o desempenho operacional de um sistema de resfriamento por gás refrigerante bombeado.

“As análises produziram resultados promissores. A partir daí as empresas compartilharam esses resultados com a Comissão de Energia da Califórnia, solicitando que fosse oficializada uma exceção para a regra do governo Estadual que exigia o uso somente de sistemas de refrigeração de ar e água em data centers”, disse Aaron Binkley, diretor de Sustentabilidade da Digital Realty.

“Descobrimos que, além da economia de energia, o sistema Liebert DSE permitiu que se poupassem milhões de litros de água, algo muito valorizado na Califórnia, principalmente em tempos de seca, como acontece agora”, completa.

De acordo com a empresa, o sistema Liebert DSE é o primeiro sistema economizador por gás refrigerante bombeado para uso em data centers. Essa tecnologia não usa água nem introduz ar externo para dentro do data center. Em geral, as empresas que adotaram essa inovação em seus data centers reduziram o uso de energia em até 50%.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor