WhatsApp abandona smartphones BlackBerry

MobilidadeSistema OperacionalSmartphones

Agora que tem menos de 1% do mercado, a plataforma BlackBerry vai perder um dos mais importantes serviços de mensagens do mercado. O WhatsApp anunciou que vai terminar o suporte a todas as versões do BlackBerry OS.

A medida foi anunciada no blog da WhatsApp, que na semana passada celebrou sete anos de existência, e inclui a mais recente versão, BlackBerry 10. O fim do suporte está marcado “para o final de 2016”, ficando por determinar se é no último dia do ano ou algures no último trimestre.

“Quando lançámos o WhatsApp em 2009, o uso de aparelhos móveis era muito diferente”, refere a empresa, lembrando que a App Store da Apple tinha apenas alguns meses. “Cerca de 70% dos smartphones vendidos na altura tinham sistemas operativos oferecidos pela BlackBerry e Nokia”, continua. A Apple, Google e Microsoft juntas tinham menos de 25%. Hoje, estas são as marcas dominantes, que controlam 99,5% das vendas; só a Apple e a Google têm cerca de 95%.

“Queremos focar os nossos esforços nas plataformas móveis que a maioria das pessoas usa”, indica a empresa, que pertence ao Facebook. O fim do suporte do WhatsApp Messenger não vai afetar apenas a BlackBerry; também irá acabar para as versões 2.1 e 2.2 do Android, Windows Phone 7.1, Nokia S40 e Nokia Symbian S60.

Os responsáveis da marca sublinham que estas plataformas já não oferecem o tipo de funcionalidades de que precisam para expandir a aplicação no futuro. “Foi uma decisão difícil de tomar, mas a correta.” A empresa recomenda aos usuáios que têm smartphones com uma destas versões que façam o upgrade para um smartphone mais recente.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor