Uber está de olho em carros autônomos

EmpresasFinançasInovaçãoMobilidadeNegóciosSistema Operacional

Ao que parece, os carros autônomos podem deixar muitos motoristas de fora do mercado. O serviço de transporte urbano por aplicativo Uber tem sondado empresas do setor automotivo sobre fazer um grande pedido de carros autônomos, disse uma fonte do setor à Reuters.

Eles querem carros autônomos“, disse a fonte, que não quis ser identificada. “Parece que eles estavam fazendo compras.”

O Uber, que acumula déficits, conseguiria grandes economias em seu maior custo, motoristas, se incorporasse carros autônomos à sua frota.

Audi, Mercedes-Benz e as fornecedoras de componentes Bosch e Continental estão todas trabalhando em tecnologias para carros autônomos ou semiautônomos.

A publicação alemã Manager Magazin, ontem (18) divulgou que o Uber fez um pedido para pelo menos 100 mil S-Class, da Mercedes, citando fontes em ambas as empresas.

Outra fonte familiarizada com o assunto disse que nenhum pedido foi protocolado junto à Mercedes-Benz. Daimler, controladora da Mercedes-Benz, e Uber não quiseram comentar o assunto.

Executivos da indústria automotiva têm receio em fazer acordos com empresas de tecnologia recém-chegadas que ameaçam seus modelos de negócios baseados em manufatura e venda de carros.

“Não queremos acabar como a área de celulares da Nokia, que já foi altamente lucrativa e então desapareceu”, disse uma fonte do setor automotivo sobre um eventual acordo com o Uber.

*Com informações da Reuters


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor