Alerta: falsa comunicação de entrega de Sedex 10 contamina seu computador

CyberwarFirewallSegurançaVírus
0 0 Sem Comentários

A Stíty Tecnologia, distribuidora da empresa de segurança da informação Avast, identificou uma falsa comunicação de tentativa de entrega de SEDEX 10, que está sendo usada para enviar vírus de computador.

De acordo com a Stíty, este tipo de mensagem tem sido comum para tentar enganar o usuário de computador e roubar seus ados bancários. A empresa orienta a não acreditar nesse tipo de e-mail credenciando o serviço Sedex 10 porque a companhia de Correios não envia qualquer e-mail informando que ela tentou localizar o destinatário.

Até porque, quando o destinatário não é encontrado, um aviso [em papel] é enviado ao endereço do destinatário solicitando que a correspondência ou encomenda seja retirada na agência postal mais próxima.

Como acontece o golpe

Na mensagem usando a credencial do Sedex 10 identificada pela Stíty Tecnologia, os criminosos pedem ao usuário para clicar em um link e assim visualizar o código de rastreamento da correspondência. Na verdade, o link descarrega um arquivo zip com um cavalo de troia criado para monitorar o computador e coletar informações bancárias.

“Na base de tentativa e erro, os criminosos cibernéticos acabam criando uma infinidade de e-mails maliciosos com a finalidade de instalar um código malicioso no equipamento e depois roubar dados pessoais, bancários e de cartões de crédito”, comenta Marco Rodrigues, diretor da  Stíty Tecnologia.

Ele acrescenta que nunca se deve abrir esse tipo de mensagem e é altamente recomendável manter o sistema de antivírus sempre atualizado, com recurso de bloqueio de arquivos desconhecidos vindo de sites de compartilhamento de arquivos e outras fontes.

Para se proteger de possíveis arquivos maliciosos no computador, smartphone e tablets, os usuários devem também adquirir ferramentas antivírus.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor