Algar e Alsol promovem uso de energia renovável

EmpresasFinançasInovaçãoNegóciosOperadorasRedesTecnologia Verde

O projeto das duas empresas acontece em Uberlândia (MG) em dois sites de telecomunicações da Algar Telecom. Eles passarão a ser alimentados com equipamentos geradores de energia fotovoltaica. A Alsol Energias Renováveis é a responsável pelo projeto de parceria com a operadora para o fornecimento dos materiais necessários para a produção de energia renovável e benéfica ao meio ambiente.

Ainda neste ano, a Algar Telecom deve levar a tecnologia para outras cidades de Minas Gerais. O projeto em sua fase inicial terá potência máxima de 450 KWp e a energia será consumida nos próprios sites ou injetada na rede elétrica da distribuidora de energia instantaneamente.

Os projetos de eficiência energética começaram a funcionar na última semana, em Uberlândia, e estão localizados na rua Antônio Luiz Bastos, no bairro Jardim Karaíba, e na rua Gago Coutinho, no bairro Aeroporto. Ambos contam com módulos fotovoltaicos que irão suprir energia elétrica aos equipamentos de telecomunicações dos sites.

Os módulos fotovoltaicos trarão benefícios para a operadora e para a distribuidora de energia, pois haverá redução de perdas em sua rede, caracterizando mais uma ação de eficiência energética deste projeto.

O diretor de Operações e Tecnologia da Algar Telecom, Luis Antônio Andrade Lima, diz que a opção por alternativas mais sustentáveis é algo natural na empresa. “Ao recorremos à luz do sol para suprir parte da nossa demanda de energia, estamos diversificando a matriz e contribuindo para a desopressão do sistema elétrico tradicional”, afirma.

Em 2013, a Algar Telecom inaugurou em Uberlândia (MG), cidade sede da empresa, o primeiro site de telecomunicações do Brasil com energia solar fotovoltaica conectada à rede elétrica. E, em no início de 2015 um outro site em Araguari (MG) também foi inaugurado.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor