EMC Academic Alliance vai treinar mais de 2 mil alunos neste ano

EmpregoGestão

O programa EMC Academic Alliance, criado em 2007 pela EMC, chegou ao Brasil em 2011 com o objetivo de ajudar o mercado na formação de profissionais com conhecimentos de Armazenamento e Gerenciamento de Informações. Idealizado pela EMC Education Services, ele vem crescendo e, hoje, aborda outros temas como Computação em Nuvem e Big Data.

O crescimento frenético do volume de dados a ser armazenado, distribuído e analisado tem impulsionado a demanda por profissionais com esse tipo de conhecimento no mundo todo. A EMC vem ajudando a desenvolver esses profissionais tão demandados por seus clientes e parceiros de negócios.

Os cursos disponíveis no programa abordam temas relacionados a Armazenamento e Gerenciamento de Informações, Computação em Nuvem e Big Data Analytics. O conteúdo desses cursos é elaborado pela EMC Education Services e estão disponíveis comercialmente.

Por meio do Programa EMC Academic Alliance, todo o conteúdo dos cursos, incluindo o material didático (apostilas, guias do professor, apresentações etc.) é fornecido, gratuitamente, para as instituições de ensino e seu uso é estritamente acadêmico. Os professores são capacitados pela própria EMC e replicam esse conteúdo em sala de aula para seus alunos.

O custo para as instituições de ensino, seus professores e alunos é zero. O Programa também oferece certificações acadêmicas gratuitas e desconto de 90% nas certificações profissionais relacionados a cada curso.

Neste ano, o programa passará a focar em pesquisa e desenvolvimento com universidades, em regime de total colaboração, no acompanhamento mais próximo a trabalhos acadêmicos, com atendimento online e de massa, e promovendo a utilização acadêmica dos materiais da EMC.

Até o final de dezembro de 2015 estavam registradas, somente no Brasil, 192 universidades, entre elas a USP, UNICAMP e a UFRJ. Essa última também parceira em no Centro de Pesquisas no RJ. No ano passado, o programa atingiu a marca de 20 mil profissionais treinados no Brasil.

Para participar do programa, o estudante tem de estar matriculado em uma das universidades parceiras.  A oferta dos cursos aos alunos é gratuita, mas a forma com que são ofertados varia de uma instituição para outra. Algumas oferecem os cursos como atividades extracurriculares ou de férias. Outras foram além e incluíram o conteúdo em sua grade curricular, como parte de um curso de graduação ou pós-graduação.

Novidades para 2016

“Além das atualizações de conteúdo dos cursos, teremos uma maior aproximação entre nossos centros de pesquisa espalhados pelo mundo e as universidades, promovendo uma maior colaboração científica entre a EMC e as instituições de ponta em diversos os países, incluindo o Brasil”, afirma Eduardo Lima, gerente da EMC Academic Alliance.

O sistema de certificação de profissionais capacitados e a parceria da EMC com as universidades possibilitam aos parceiros da empresa oferecer essas oportunidades diretamente aos candidatos, comprovadamente mais capacitados, tornando o processo mais prático e rápido, além de gerar uma aceleração e uma economia no processo de treinamento desses profissionais, uma vez contratados.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor